Últimas Notícias

Campeão olímpico em Tóquio no surfe, Italo Ferreira vai comentar Paris 2024 na TV Globo

Campeão olímpico em Tóquio no surfe, Italo Ferreira vai comentar Paris 2024 na TV Globo
Foto: REUTERS/Lisi Niesner


Faltam 100 dias para os Jogos Olímpicos de Paris! Um número simbólico, que representa não só a despedida dos três dígitos na contagem regressiva, mas também o aumento da expectativa pelo início do maior evento esportivo do planeta. A Globo preparou uma programação especial para esta quarta-feira, dia 17, desde as primeiras horas da manhã. E, além do conteúdo, também tem reforço de peso chegando no time de comentaristas.

Italo Ferreira, surfista medalhista de ouro em Tóquio, em 2021, participará das transmissões da modalidade, a única disputada fora da França. A competição do surfe acontecerá na praia de Teahupo’o, Taiti, uma das mais desafiadoras do mundo. Com a experiência de quem possui também um título do WSL, a Liga Mundial de Surfe, em 2019, o potiguar de Baía Formosa colocará sua experiência à disposição do público para analisar as baterias. Entre os homens, o Brasil será representado nesta edição dos Jogos Olímpicos por Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca. Já em relação às mulheres, estarão na disputa Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.

“Para mim é um orgulho muito grande fazer parte da história dos Jogos Olímpicos. Hoje eu olho para a minha carreira no surfe e para tudo o que conquistei com muita gratidão. Sou um cara que gosta de ter novas experiências, em diferentes áreas, e de ser desafiado. Quando a Globo me procurou para ser comentarista dos Jogos de Paris eu fiquei muito feliz por esse reconhecimento. Me trouxe até lembranças da infância, de assistir às Olimpíadas na TV Globo. Desta vez vou poder viver o outro lado, que é dos bastidores. Claro que a vontade de estar lá surfando e representando o Brasil é enorme, mas minha torcida daqui vai ser maior ainda. Estou ansioso para levar aos brasileiros todo o meu conhecimento e experiência de ser o primeiro medalhista de ouro do surfe nas Olimpíadas”, avisa Italo Ferreira.

Logo cedo, o ‘Bom Dia Brasil’ mostra que, além da volta do público em geral aos campos e arenas, já que na edição de Tóquio o mundo enfrentava uma pandemia, outro retorno fundamental na vida dos atletas brasileiros poderá ser celebrado em Paris, o das famílias nas arquibancadas. A mãe da ginasta campeã olímpica Rebeca Andrade, por exemplo, está concluindo o processo de tirar o passaporte para acompanhar a filha em Paris. Na hora do almoço, o ‘Globo Esporte’ traz uma reportagem especial sobre profissionais brasileiros que estarão presentes na capital francesa, mas de uma forma diferente, trabalhando por outros países. Entre eles está o técnico Luizomar de Moura, que pela segunda Olimpíada consecutiva será o comandante da seleção de vôlei feminino do Quênia; Nelson Pessoa, pai do cavaleiro Rodrigo Pessoa, treina o hipismo da Austrália; e os ex-atletas Luciano Corrêa e a Érika Miranda comandam a equipe de judô alemã. Já o ‘Jornal Hoje’ aborda a saúde mental, um dos temas mais debatidos pela comunidade esportiva nos últimos anos. Alguns atletas abriram mão de competições este ano, como o surfista Filipe Toledo, para priorizarem a preparação para os Jogos. Outro tiveram um ano parado no ciclo olímpico para cuidar da mente, como o canoísta Isaquias Queiroz e o nadador Bruno Fratus. Na última Olimpíada, a ginasta Simone Biles abriu a porta para o mundo falar do assunto ao abdicar de participar de algumas provas para priorizar o bem-estar emocional.

O ‘Jornal Nacional’ exibe uma matéria mostrando como está a cidade de Paris a 100 dias dos Jogos, e o ‘Jornal da Globo’ conta as histórias de grandes estrelas olímpicas na voz de atletas brasileiros que competirão com elas. O judoca Rafael Baby fala sobre o francês Teddy Riner, uma lenda da modalidade, que já conquistou três medalhas de ouro e duas de bronze em cinco edições. À Rebeca Andrade cabe a missão de esmiuçar a trajetória e a importância da americana Simone Biles para a história da ginástica.

No sportv, a partir das 10h, o ‘Redação sportv’ conta com a participação ao vivo do correspondente Guilherme Pereira, de Paris, para falar como estão os preparativos para os Jogos. O jornalista Guilherme Costa também marca presença no programa dentro do quadro “Giro Olímpico”, mostrando os destaques deste marco de 100 dias. Na sexta-feira, por volta das 23h, no sportv2, o ‘Ça Va Paris’ sai do estúdio e desembarca no Morro da Urca para entrevistar o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley.

No ge, a programação para esta quarta-feira também está especial. O Termômetro Olímpico avalia as principais chances de medalha para o Brasil. Já o blog Brasil em Paris, feito pelo jornalista Guilherme Costa, usa o marco para listar 100 atletas do mundo que devem se destacar na capital francesa. O podcast Rumo ao Pódio também fez um balanço sobre a participação brasileira restando pouco mais de três meses para que a pira olímpica seja acesa.

Também nesta quarta-feira, a Globo marca presença na edição brasileira da maior conferência de tecnologia do mundo, o Web Summit Rio, no Riocentro. A diretora de Eventos Esportivos da Globo, Joana Thimoteo, e a ex-ginasta e comentarista da Globo, Daiane dos Santos, falam no painel ‘O mundo é testemunha: Navegando na globalização do esporte’, com mediação do jornalista Pedro Bassan.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. A Globo terá uma cobertura multiplataforma para não deixar passar nada do que estiver acontecendo no evento. Serão mais de 400 profissionais envolvidos, com 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti. O sportv terá quatro canais – sendo um deles, o sportv2, com transmissões em 4K, com mais de 16 horas ao vivo por dia, totalizando mais de 1.000 horas de transmissão olímpica. A TV Globo acompanha de perto a trajetória dos atletas brasileiros, com o melhor de Paris e mais de 200 horas de transmissão.

Durante o evento, o ge também vai promover uma ampla cobertura em tempo real das Olimpíadas de Paris. O portal esportivo trará análises de especialistas para cada esporte, guias com regras das modalidades, bastidores, agenda das disputas, quadro de medalhas, acontecimentos marcantes e histórias inspiradoras. Ao longo de toda a competição, a plataforma também publicará vídeos com os resumos do dia e as pautas que repercutiram nas redes sociais.
Já o Globoplay reúne, em um ambiente único, a transmissão completa dos Jogos Olímpicos. Além da cobertura realizada pela TV Globo e pelos canais sportv, sendo o sportv 2 em 4k, a plataforma exibe os mais de 40 sinais extras oficiais ao vivo dos Jogos de Paris trazendo todas das competições ao vivo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar