Últimas Notícias

Áustria domina o Mundial de Luge

Pódio de duplas femininas
Pódio de duplas femininas / Foto: Divulgação / FIL

Nos dias 26 a 28 de janeiro de 2024 tivemos o Mundial de Luge realizado em Altenberg, na Alemanha. Houve disputas individuais masculinas e femininas além de duplas masculinas e femininas. Houve também competições por sprint e por revezamento. O Brasil não teve qualquer representação.

No individual feminino uma das favoritas, Anna Berreiter, da Alemanha, não fez uma boa primeira descida e ficou de fora das vinte melhores que teriam direito a segunda descida. A única atleta sul americana, a argentina Veronica Ravenna ficou na 23ª colocação. Na segunda descida a letã Kendija Aparjode bateu o recorde da pista (51.958), sendo a primeira atleta a baixar dos 52 segundos. Minutos depois a alemã Merle Fraebel conseguiu abaixar mais o tempo com novo recorde da pista (51.786). Apesar disso o ouro foi pra austríaca Lisa Schulte (1:43.901), a única a baixar de um minuto e quarenta e quatro segundos. Prata pra alemã Julia Taubitz e bronze pra austríaca Madeleine Egle. No sprint vitória de Julia Taubitz (37.702) tendo a suíça Natalie Maag (+0.072) em segundo e a letã Elina Vitola (+0.111) em terceiro. 

Nas duplas femininas as letãs Upite/Kaluma bateram o recorde da pista na primeira descida marcando 42.334, tempo esse que foi igualado na segunda descida pelas estadunidenses Forgan/Kirkby. Não adiantou. As austríacas Egle/Kipp foram mais regulares e venceram pela diferença de cinco centésimos. As recordistas letãs foram prata e Forgan/Kirkby, bronze. No sprint vitória das italianas Voetter/Oberhofer (28.421) seguidas pela dobradinha letã com Upite/Kaluma (+0.017) e Robezniece/Bogdanova (+0.046).

Nas duplas masculinas dobradinha da Áustria com Gatt/Schoepf em primeiro (1:22.924) e Steu/Kindl em segundo. Os letãos Bots/Plume estavam em terceiro até a segunda descida, mas um pequeno deslize os fez terminar em sétimo. Os alemães Wendl e Arlt se aproveitaram e ficaram com a terceira posição. No sprint a redenção letã. Vitória de Bots/Plume (27.863) e dobradinha austríaca com Steu/Kindl (+0.032) e Gatt/Schoepf (+0.110).

No individual masculino o alemão Max Langenhan aproveitou os erros de concorrentes diretos e com duas descidas sem sustos foi campeão com a diferença de mais de meio segundo para o austríaco Nico Gleirscher. Outro alemão, Felix Loch, completou o pódio. Destaque também para o australiano Alexander Ferlazzo que ficou em quinto e comemorou muito. No sprint vitória austríaca com David Gleirscher (33.001) tendo como vice Max Langenhan (+0.070) e como terceiro colocado o letão Kristers Aparjods (+0.123).

No revezamento por equipes a vitória foi da Alemanha com o time composto por Julia Taubitz (individual feminino), Wendl/Arlt (duplas masculinas), Max Langenhan (individual masculino) e Eitberger/Schirmer (duplas femininas) Com o tempo de 3:10.869 foram três décimos mais rápidos que o time estadunidense e quatro que a equipe da Letônia. A Áustria, uma das favoritas, teve uma série de deslizes e terminou em sexto, mais de três segundos atrás.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar