Últimas Notícias

Lagoa Santa receberá o Pan-Americano, Sul-Americano, Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem de Velocidade

Atletas competindo em canoagem de velocidade em Lagoa Santa
Foto: Divulgação/CBCA

A cidade de Lagoa Santa/MG, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai sediar entre os dias 20 e 24 de setembro o Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem. A previsão é de que 400 atletas participem do evento organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

 A programação do Campeonato Brasileiro começa na quinta-feira, 20/9, com a Classificação Funcional no horário das 8h às 18h e reunião técnica das 10h às 11h. No dia 21, entre 8h e 18h acontecem as provas de 1000m. Já no dia 22, das 8h às 18h acontecem as provas de 1000m e 500m e, nos dias 23 e 24 de setembro, respectivamente, as provas de 500m e 200m. A lista de largada será publicada em 18 de setembro no site http://www.canoagem.org.br.

 Pan-Americano e Sul-Americano, o mundo vai se encontrar nas águas de Lagoa Santa

A lagoa central da cidade de Lagoa Santa também receberá o seu primeiro campeonato internacional no final do mês de setembro. A competição já está sendo considerada pelos esportistas e organizadores como o maior evento de canoagem de velocidade da América do Sul.

Nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro acontecerá o Campeonato Sul-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem e o Pan-Americano de Paracanoagem.

 O campeão mundial, Fernando Rufino, fez um convite especial aos canoístas. “Esperamos todo mundo nos campeonatos Pan e Sul-Americano em Lago Santa no final deste mês de setembro. É uma competição importante que vale bolsa para os atletas. Temos um encontro marcado, chame sua família e amigos para prestigiar e conhecer a canoagem que está em destaque no nosso Brasil e no mundo”.

As disputas começam no dia 29 de setembro com as provas de 1000m e 200m, no dia 30 acontece a disputa dos 500m e, no último dia, no encerramento do maior evento esportivo da América do Sul acontecerá a disputa da prova de 200m.

A evolução da Canoagem de Velocidade do Brasil

Desde 2014 a Equipe Brasileira de Canoagem de Velocidade realiza seus treinos na lagoa central da cidade de Lagoa Santa/MG. Com aproximadamente 6.900 metros de extensão, a lagoa natural formada há cerca de seis mil anos foi escolhida pelo treinador espanhol, Jesús Morlán, como base de preparação dos atletas da canoagem de velocidade do Brasil.

Morlán, falecido em 2018, moldou a Canoagem Brasileira e com o apoio da Confederação Brasileira Canoagem (CBCa) a tornou mundialmente conhecida fazendo dos atletas Isaquias Queiroz, Erlon Santos, Nivalter Santos e Ronilson Oliveira expoentes da canoagem e grandes exemplos de superação.

Seguindo o legado de Morlán, o seu ex-auxiliar técnico e, desde 2018, técnico da Equipe Brasileira de Canoagem de Velocidade, Lauro de Souza, o Pinda, manteve o nível crescente e espetacular de desempenho da seleção brasileira em todas as competições que participou. Nos Jogos Olímpicos em Tóquio, conseguiu o feito inédito ao conquistar com Isaquias Queiroz a medalha de ouro no C1M1000m.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar