Últimas Notícias

Pesquisas sobre apoio a Paris 2024 se contradizem faltando um ano para as Olimpíadas

Imagem ilustrativa de Paris nos Jogos Olímpicos. - Comitê Paris 2024

 

Duas pesquisas realizada entre os franceses produziram resultados antagônicos em suas análises. O Comitê Paris 2024 divulgou os resultados de um levantamento que mostra que ainda há forte apoio público às Olimpíadas e Paralimpíadas do próximo ano, no entanto, logo em seguida uma outra pesquisa sugeriu exatamente o contrário.

 

O levantamento encomendado pelo Comitê Paris 2024 e conduzido pela agência de pesquisa de mercado digital Harris Interactive, afirmou que 72% dos entrevistados apoiam a realização dos Jogos. Ele também afirmou que a maioria dos entrevistados acredita que os Jogos serão benéficos para a França, com 59% prevendo que isso irá melhorar a imagem do país no exterior.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% dos franceses acreditam que os Jogos mostram a França como um destino turístico, com o mesmo percentual sentindo que irá gerar mais atividade econômica.

 

A pesquisa, baseada em uma amostra de 2.345 pessoas com 15 anos ou mais, constatou que 58% dos entrevistados achavam que os Jogos criariam um sentimento de orgulho por serem franceses., e ainda que 65% provavelmente acompanhariam os Jogos ao vivo e 33% disseram que frequentariam fan zones.

 

A divulgação dos resultados da pesquisa ocorreu poucas horas depois que a empresa de pesquisa Odoxa publicou sua última pesquisa que revelou que o apoio público havia caído nos últimos meses e as preocupações aumentaram com o custo dos Jogos. Os dados mostrados pela Odoxa demonstra que o apoio caiu 17% desde setembro de 2021 e chegando a 59%.

 

A pesquisa também revelou que 68% das pessoas entrevistadas estavam preocupadas com o custo das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Estima-se que o orçamento operacional de Paris 2024 para os Jogos aumentará 10%, para € 4,4 bilhões de euros, em parte devido ao impacto da inflação.

 

A pesquisa também destacou outras áreas de preocupação entre o público, com 65% citando o impacto ambiental, 64% apontando para o transporte e 63% focando na segurança. O apoio à realização da Cerimônia de Abertura ao longo do rio Sena também caiu 5% nos últimos quatro meses, chegando a 56% , de acordo com Odoxa.

 

Um total de 1.005 pessoas com 18 anos ou mais, incluindo 598 fãs de esportes, responderam à pesquisa sobre Paris 2024, realizada nos dias 20 e 21 de julho. Os resultados da pesquisa chegam pouco mais de um mês desde que Paris 2024 foi atingida por uma série de incursões das autoridades francesas por suspeita de corrupção.

 

As buscas foram realizadas na sede do Paris 2024 em 20 de junho na tentativa de encontrar informações que pudessem corroborar as suspeitas de favoritismo, conflito de interesses e desvio de fundos.

 

A Solideo, responsável pelas obras de construção dos Jogos, e a agência de consultoria esportiva Keneo também sofreram buscas pelas autoridades francesas anticorrupção, bem como as casas do diretor geral do Paris 2024, Etienne Thobois, e do diretor executivo de operações dos Jogos, Edouard Donnelly.

 

Ainda assim, na semana passada, o presidente do Comitê Paris 2024, Tony Estanguet, enfatizou que os Jogos continuam "no caminho certo" e disse que mantém todas as decisões tomadas até agora (veja mais). As Olimpíadas de Paris 2024 serão realizadas de 26 de julho a 11 de agosto, com as Paralimpíadas agendadas de 28 de agosto a 8 de setembro.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar