Últimas Notícias

Lendário estádio de Roland-Garros sediará o tênis nos Jogos Olímpicos de Paris


Facebook/Roland Garros


O icônico estádio de Roland-Garros, na França, vai escrever mais uma página na sua história – será um dos palcos principais dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de 24 de julho a 4 de agosto, o qual sediará não apenas as competições de tênis e tênis em cadeira de rodas, mas também de boxe. Os fãs dos esportes olímpicos e paralímpicos já podem começar a torcer por seus atletas preferidos nestas modalidades, bem como fazer suas apostas online, mesmo que à distância deste “templo do tênis”.

Batizado em memória do aviador francês Roland Garros, o estádio foi construído em 1928 como palco das conquistas dos tenistas franceses na Copa Davis. O complexo esportivo de quadras, localizado à beira do Bois de Boulogne, perto do Parc des Princes, recebe um dos quatro torneios do Grand Slam a cada ano – o Torneio de Roland-Garros, ou Aberto da França – o mais importante do mundo do tênis em piso de saibro. É também a sede da Federação Francesa de Tênis.

Ampliado e modernizado em várias ocasiões, ao longo dos anos, para rivalizar com os outros locais do Grand Slam, o Roland-Garros Stade agora está espalhado por 12 hectares e possui 18 quadras de saibro. O mais recente plano de modernização, implementado de 2015 a 2021, possibilitou a instalação de um teto retrátil com design revolucionário para a quadra Philippe- Chatrier, enquanto a construção de uma quadra de 5.000 lugares, em homenagem a Simonne- Mathieu é integrada ao Jardin des serres d'Auteuil, o Jardim Botânico de Paris.

Philippe-Chatrier é a quadra central de Roland-Garros, na qual todos os tenistas do mundo sonham em jogar. Em seu saibro, a história do tênis foi escrita por quase 100 anos. A capacidade da quadra Philippe-Chatrier é de 14.962 pessoas. O complexo conta ainda com a quadra Court Suzanne-Lenglen; a já citada Simonne-Mathieu; e quadras externas, onde acontecem as Eliminatórias, o Torneio Junior, o Torneio de Cadeira de Rodas e o Legends Trophy by Emirates, entre outros.

Esportes em Roland-Garros na olimpíada


Jogos Olímpicos


Tênis: O torneio de tênis nas Olimpíadas de Paris incluirá: Simples (feminino e masculino), Duplas
(feminino e masculino), e Duplas mistas.

Boxe: 
O boxe terá confronto feminino e masculino, com categorias a definir.


Jogos Paralímpicos



Tênis em cadeira de rodas: O torneio de tênis em cadeira de rodas incluirá: Simples (feminino e masculino), Duplas (feminino e masculino) e Duplas Mistas.


Vale destacar que Paris 2024 será a sétima vez que o torneio olímpico de tênis será disputado
no saibro, o primeiro desde Barcelona 1992.


Estádio Roland-Garros em Paris


Stade Roland-Garros localiza-se na margem direita do Sena, no 16º arrondissement, um dos 20 distritos de Paris, a capital da França. O estádio fica a 12 quilômetros de distância da Vila Olímpica e Paralímpica. Atrações turísticas de destaque estão localizadas nas proximidades, como Torre Eiffel, Invalides, Bois de Boulogne, Fundação Louis Vuitton, Jardin d'acclimatation. Outras competições serão realizadas nas proximidades de Rolland-Garros, como jogos no Estádio Parc des Princes, casa do clube de futebol Paris Saint-Germain; South Paris Arena #1, #4 e #6, pavilhões que fazem parte do Centro de Convenções Paris Expo; Eiffel Tower Stadium, Champ de Mars Arena, Esplanade des Invalides e Pont d'Iéna, que serão fantásticos locais temporários, construídos para os Jogos Olímpicos de 2024.


Sistema de qualificação do tênis para Paris 2024



O sistema de qualificação olímpica para Paris 2024 não teve modificações significativas em relação a Tóquio 2020. Cada Comitê Olímpico Nacional (CON) pode qualificar até 12 atletas, seis por gênero, representados por até quatro jogadores (os melhores classificados dentro de seu país) em cada um dos sorteios de simples, duas entradas em cada um dos sorteios de duplas, e apenas uma entrada em duplas mistas.

Para serem elegíveis, os atletas devem seguir as regras de elegibilidade da ITF (Federação Internacional de Tênis), incluindo a participação na Copa Davis (masculina) e na Copa Billie Jean King (feminina), mas pode haver exceções.

Os rankings dos torneios da ATP (masculino) e WTA (feminino) de 10 de junho de 2024 – logo após o Aberto da França – determinam a maioria dos atletas qualificados. 

Qualificação de simples

Os sorteios incluirão 64 jogadores para cada competição de tênis, até o máximo de quatro cotas por CON. A França está qualificada diretamente sendo o país anfitrião, mas não usará a vaga se os atletas franceses já estiverem qualificados. Seis outras cotas são ITF Places e outra é um local de universalidade.


A ITF qualifica vencedores ou finalistas de competições continentais nas Américas (finalistas de
simples masculino e feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2023), na Ásia (campeões de simples masculino e feminino nos Jogos Asiáticos de 2022) e na África (campeões masculino e feminino de simples nos Jogos Africanos de 2023).

As outras duas vagas da ITF são reservadas para campeões olímpicos ou de Grand Slam de simples que não se qualificaram por outros critérios, desde que estejam no top 400 de simples e não façam seu CON exceder sua cota máxima. 

Qualificação de duplas

Cada evento de duplas apresenta 32 equipes, duas no máximo por CON. Os primeiros a se classificarem são os 10 melhores jogadores dos rankings de duplas ATP e WTA, desde que tenham um parceiro disponível do mesmo CON dentro do top 300 de qualquer ranking, e a indicação do parceiro não faça o CON ultrapassar sua cota máxima. Depois disso, as cotas são distribuídas usando o ranking combinado dos parceiros. Por fim, a prioridade vai para as equipes que já possuem jogadores qualificados para um evento de simples.

Qualificação de duplas mistas

Apenas atletas já qualificados para simples ou duplas podem participar de uma das 16 equipes de duplas mistas, sendo permitida uma equipe por CON. A qualificação é decidida pela classificação combinada dos parceiros.

O alemão Alexander Zverev, que ganhou o ouro de simples masculino em Tóquio no ano passado (os Jogos Olímpicos de 2020 foram adiados por um ano devido à pandemia global), e a Suíça Belinda Bencic, que levou o ouro individual feminino, defenderão suas medalhas olímpicas em Roland-Garros durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar