A saltadora Letícia Oro Melo (Corville-SC) , medalha de bronze no salto em distância no Campeonato Mundial de Oregon de Atletismo, em julho, nos Estados Unidos, decidiu concentrar suas atenções na disputa dos Jogos Sul-Americanos, de 12 a 15 de outubro, em Assunção, Paraguai, e nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Rio do Sul, de 16 a 25 de novembro.
Com isso, a atleta de 24 anos, que conquistou a 15ª medalha brasileira em Mundiais ao ar livre, abriu mão de dois convites para competir nesta terça-feira (30/8), em Rovereto, na Itália, e dia 4 de setembro, em Berlim, na Alemanha.
“Disputei apenas duas competições este ano por causa de uma cirurgia no joelho feita em dezembro e numa reunião com o meu treinador João Carlos dos Santos e a conselho médico estamos fazendo um trabalho de fortalecimento no joelho esquerdo”, contou a atleta, que saltou 6,89 m (1.1), no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene, no dia 24 de julho.
Antes das duas últimas competições do ano, porém, Letícia, campeã brasileira e sul-americana, tem mais um compromisso. Ela viaja nesta sexta-feira (2/9) para Aracaju, Sergipe, onde atuará como embaixadora dos Jogos da Juventude 2022. Ela acompanhará as disputas e vai interagir com os principais jovens atletas do País.
A trajetória de superação de Letícia servirá, certamente, de inspiração para os atletas dos Jogos da Juventude. O Mundial foi apenas a segunda competição do ano de Letícia, que há sete meses fez uma cirurgia por causa de um rompimento no ligamento do joelho.
Letícia, que nasceu em Joinville em 5 de outubro de 1997, treina na cidade catarinense e compete pela Associação Corville de Atletismo. Ela sofreu a lesão no joelho numa brincadeira com amigos – e não nos treinos ou competição. A medalha de bronze começou no atletismo aos 12 anos por insistência da professora Dirce, quando estudava na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, em Joinville. A princípio, relutou.
Nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina estava inscrita nos 75 m e nos 250 m, mas pediram que ela disputasse também o salto em distância. Não só competiu como ganhou a medalha de ouro, com 5,59 m, abrindo novas perspectivas para a atleta, que alcançou bons resultados nas categorias de base do atletismo.
Foto: Andy Lyons/AFP
0 Comentários