![]() |
Bia Zaneratto em jogo contra o Grêmio válido pelas quartas de final do Brasileiro. Foto: Staff Images Women/CBF |
Em um campeonato mata-mata, nem sempre os melhores times avançam para as fases finais. No Brasileiro Feminino, no entanto, as semifinais serão compostas pelas quatro equipes que mais somaram pontos durante a fase inicial, disputada em pontos corridos com turno único. Palmeiras, São Paulo, Internacional e Corinthians, os quatro melhores times da primeira metade da temporada, respectivamente, são as equipes que ainda lutam pelo título nacional de 2022.
Em uma edição disputadíssima, Palmeiras, São Paulo e Inter mostraram boa evolução no futebol praticado em relação ao ano anterior, seja devido à chegada de atletas importantes no caso dos clubes paulistas ou da continuidade de um trabalho de formação de base no caso da equipe gaúcha. O Corinthians, por sua vez, atual bicampeão brasileiro, passa por uma temporada de instabilidade, dando margem para que os rivais acreditem ainda mais na conquista de um título inédito.
Os vencedores das semis, além de terem a oportunidade de disputar a final do Brasileirão, terão vaga garantida para a Libertadores de 2023.
Corinthians e Palmeiras
O derby paulista promete dois jogaços de grande nível técnico e tático, além da rivalidade nas alturas, com vários componentes para alimentá-la. Em junho, durante a fase de grupos, o Palmeiras ganhou o clássico pela primeira vez desde a reativação do projeto de futebol feminino, em 2019. Além disso, o time palestrino vem na busca de derrotar o rival para manter vivo o sonho so título inédito, já que, em 2021, na melhor colocação da equipe, o time perdeu a final justamente para o Corinthians.
A volta da atacante Bia Zaneratto, além de diversas contratações de peso como Patrícia Sochor e Andressinha, que vieram da Ferroviária e do Corinthians, respectivamente, ajudaram a equipe a se fortalecer como elenco. Um exemplo desta força é quando se observa as artilheiras da competição que estão nas semis: entre as oito maiores goleadoras, quatro são do Palmeiras: tem Bia tem 9 gols marcados e de Carol Rodrigues, Sochor e Byanca Brasil, têm, cada uma, 7.
⚽️ As artilheiras das #SemisBrFem! 🇧🇷 pic.twitter.com/SpM6hyNuk8
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) August 24, 2022
Do lado alvinegro, a saída de atletas pilares da temporada passada somada ao grande número de lesões de jogares importantes contribuiu para um desempenho irregular no ano de 2022. O clube optou pela contratação de jovens visando a construir uma equipe para os próximos anos, mas a curto prazo, Arthur Elias sofreu com tantas mudanças.
Nesta segunda parte da temporada, reforços de mais renome como Luana Bertolucci, ex-PSG e jogadora da seleção, e Vic Albuquerque, que retornou após seis meses na Espanha, podem ajudar a trazer mais experiência a equipe. No entanto, a condição física das atletas ainda não permite confirmá-las para a primeira partida da semifinal. Ainda assim, a equipe é muito forte e está acostumada a decisões.
A importância das partidas levou os clubes a colocarem à disposição seus estádios principais. O jogo da ida será na Neo Química Arena no sábado, 27, às 14h. A volta será no Allianz Parque, no dia 10 de setembro, às 14h.
![]() |
Torcida do Corinthians marcou presença na Neo Química Arena no jogo nas quartas de final contra o Real Brasília. Foto: Staff Images Women/CBF |
Campanhas
Palmeiras
- Fase inicial: 1º lugar, 37 pontos, 12V, 1E, 2D.
- Quartas de final: venceu o Grêmio por 7x1 no agregado.
- Fase inicial: 4º lugar, 32 pontos, 9V, 5E, 1D.
- Quartas de final: venceu o Real Brasília por 3x0 no agregado.
São Paulo e Internacional
Nesta semifinal, também existe um contexto de revanche. Isso acontece, pois, em 2021, o Internacional eliminou o São Paulo nas quartas de final e conquistou, ao final da temporada, o quarto lugar, melhor posição da história da equipe do Sul.
Desde que retomou seu projeto do futebol feminino, o time gaúcho buscou desenvolver uma base para nutrir o time principal, estratégia bem sucedida que contribui também para a revelação de grandes talentos. Nesta temporada, a jovem meio campista Gabi Barbieri vem se destacando tanto a ponto de ter participado da Copa América com a seleção brasileira, campeã do torneio.
![]() |
Jogadoras do Inter comemoram gol. Foto: Staff Images Women/CBF |
Já o tricolor vai encarar esta semifinal como sua melhor chance de chegar a final pela primeira vez. Contando com atletas de seleção brasileira, como Fê Palermo, Thaís e Formiga, a equipe comandada por Lucas Piccinato deve jogar em um 4-3-3 clássico para repetir as boas atuações da fase inicial e sair com a classificação.
Os destaques individuais do Morumbi são Micaelly e Rafa Travalão: juntas, as atletas têm 22 participações em gols considerando gols e assistências.
A soma de gols e assistências das jogadoras nas #SemisBrFem! ⚽️ 🇧🇷 pic.twitter.com/wrIwQ3gnG8
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) August 25, 2022
O jogo de ida será no Beira Rio, no domingo, 28, às 11h e a volta será na Arena Barueri no dia 11 de setembro, segunda-feira, às 17h30. O São Paulo foi o único clube entre os semifinalistas que não mandará a partida em seu estádio principal. O clube não informou as razões para a decisão.
![]() |
Formiga tem sido peça importante para o time são paulino. Foto: Staff Images Women/CBF |
Campanhas
- Fase inicial: 2º lugar, 35 pontos, 11V, 2E,2D.
- Quartas de final: venceu a Ferroviária por 2x0 no placar agregado.
- Fase inicial: 3º lugar, 33 pontos, 10V, 3E, 2D.
- Quartas de final: venceu o Flamengo por 4x2 no placar agregado.
Transmissão
As semifinais terão transmissão do Sportv e da Bandeirantes.
0 Comentários