Estados Unidos dominam a etapa de Innsbruck da Copa do Mundo de Escalada Esportiva

 

© Jan Virt/IFSC

Neste fim de semana, a cidade de Innsbruck, na Áustria, sediou mais uma etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva. Desta vez, as modalidades Boulder (finais no dia 23 e 24) e Lead (finais no dia 26) foram disputadas. 

Boulder

No boulder feminino, a estadunidense Natalia Grossman voltou a conquistar mais uma etapa de Copa do Mundo, com uma excelente performance, chegando ao topo de todas as quatro rotas da competição, em apenas cinco tentativas. Hannah Meul, da Alemanha, foi a única atleta que conseguiu seguir o ritmo de Natalia, e também alcançou os quatro topos, mas precisou de mais chances para isso. Miho Nonaka, do Japão, fechou o pódio com dois topos conquistados.


Do lado masculino a prova parecia um pouco mais complicada para os escaladores. O vencedor, Colin Duffy, dos Estados Unidos, não teve dificuldade para alcançar o topo na primeira rota, tal como os seus adversários. Contudo, nenhum dos competidores consegue chegar no ponto mais alto da segunda rota. A terceira rota definiu os prováveis medalhistas da competição, com apenas Colin, Dohyun Lee, da Coreia do Sul e Yoshiyuki Ogata, do Japão, chegando ao topo após diversas tentativas. Na rota final, apenas Colin conseguiu alcançar o topo entre eles, e venceu a competição. A prata ficou com o coreano, enquanto o japonês levou o bronze.

Lead

Nas competições do Lead, o norte-americano Colin Duffy voltou a mostrar uma excelente performance e faturou o título de campeão das duas provas da etapa de Innsbruck. Ele alcançou o ponto 38+ da parede de escalada, sendo o único a chegar até lá. O seu compatriota Jesse Grupper, chegou até o ponto 37+, contudo, ele fez um tempo pior que o japonês Ao Yurikusa, que alcançou o mesmo nível. Com isso, os Estados Unidos levaram o ouro e o bronze, e a prata ficou para o atleta do Japão


Na disputa feminina, a campeã olímpica Janja Garnbret, levou o título da etapa com bastante facilidade, sendo a única atleta a chegar ao ponto de 39+. O segundo e terceiro lugares precisou ser decidido no tempo, uma vez que três escaladoras empataram na marca de 27+. Chaeyun Seo, da Coreia do Sul, ficou com a prata, com o tempo de 2:41. Laura Rogora, da Itália, acabou ficando de fora do pódio por apenas cinco segundos de diferença para a estadunidense Brooke Raboutou, que levou o bronze.

Brasil

O Brasil contou com a participação de três atletas na modalidade boulder, todos no masculino: Mateus Bellotto que terminou na 129° posição; Rodrigo Hanada na 125° e Felipe Ho na 107° posição. A próxima etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva está programada para a semana que vem, em Vilars, na Suíça.


Na competição de Lead, o time brasileiro foi formado pelos mesmos representantes do Boulder: Rodrigo Hanada, na 107° posição; Mateus Bellotto, na 99° e Felipe Ho, na 73°. Ainda estava prevista a participação de outro brasileiro, Pedro Avelar, porém ele não iniciou a competição. No feminino, o Brasil foi representado por Bianca Magalhães de Castro, que terminou na 67° posição.


Postar um comentário

To Top