Primeiro dia do Europeu de Judô tem título de azarão e quatorze países subindo ao pódio - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Primeiro dia do Europeu de Judô tem título de azarão e quatorze países subindo ao pódio

Compartilhe

Começou nesta quinta-feira (19) em Praga, na República Tcheca, o Campeonato Europeu de Judô. Neste primeiro dia, as cinco categorias mais leves da programação foram disputadas, com vitórias de cinco países diferentes em cada um dos pesos e atletas de quatorze nações subindo ao pódio.

Entre as mulheres, destaque para a húngara Hedvig Karakas, que venceu a forte portuguesa Telma Monteiro na decisão da categoria até -57kg feminina e conquistou seu primeiro título continental. Karakas é uma velha conhecida de Rafaela Silva, tendo superado a brasileira em Londres 2012, quando Rafaela foi desclassificada por uma catada de pernas ilegal. Quatro anos depois, a lutadora carioca deu o troco e venceu a húngara nas quartas-de-final da Rio 2016, rumo ao ouro olímpico.

Na categoria até 48kg, vitória para a francesa Shirine Boukli, décima sexta colocada no ranking mundial, que surpreendeu ao vencer a atual medalhista de bronze no Mundial e líder do ranking Distria Krasniqi (Kosovo) ainda nas quartas-de-final. Outro destaque da categoria, a ucraniana atual bicampeã mundial Daria Bilodid não participou do torneio. Já na categoria até 52kg, a italiana Odette Giuffrida confirmou o favoritismo como cabeça-de-chave número um e conquistou o título, superando a romena Andreea Chitu na decisão.

Na disputa masculina, a Rússia dominou a categoria até -60kg, conquistando o ouro e a prata. Na decisão, melhor para Robert Mshvidobadze, que venceu o compatriota Yago Abuladze com uma waza-ari a quatro segundos do fim da luta, que caminhava para o Golden Score.

A maior supresa do dia, porém, ocorreu no peso até 66kg. O azeri Orkhan Safarov, que ocupa apenas a 22ª posição no ranking mundial, eliminou logo na primeira luta o italiano Manuel Lombardo, atual líder do ranking mundial. Na decisão, Safarov ainda conseguiu uma grande virada sobre o israelense Tal Flicker e  conquistou a medalha de ouro.

O Europeu de Judô de 2020 está sendo disputado na Arena O2, em Praga, e vai até sábado (21). Ao todo, 345 atletas de 40 países se inscreveram para o evento. O torneio vale pontos para o ranking olímpico.

Devido à nova onda de casos de Covid-19 na Europa, algumas nações desistiram de enviar representantes, como o Reino Unido.

Confira a seguir os pódios do Primeiro Dia do Europeu de Judô:

Feminino - até 48kg
1º Shirine Boukli (FRA)
2º Andrea Stojadinov (SRB)
3º Distria Krasniqi (KOS)
3º Katharina Menz (ALE)


Feminino - até 52kg
1º Odette Giuffrida (ITA)
2º Andreea Chitu (ROM)
3º Charline Van Snick (BEL)
3º Estrella López Sheriff (ESP)


Feminino - até 57kg
1º Hedvig Karakas (HUN)
2º Telma Monteiro (POR)
3º Sarah Leonie Cysique (FRA)
3º Theresa Stoll (ALE)


Masculino - até 60kg
1º Robert Mshvidobadze (RUS)
2º Yago Abuladze (RUS)
3º Francisco Garrigos (ESP)
3º Jorre Verstraetren (BEL)


Masculino - até 66kg
1º Orkhan Safarov (AZE)
2º Tal Flicker (ISR)
3º Denis Vieru (MDA)
3º Kilian Le Blouch (FRA)

Foto de capa: Reprodução/Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário