Últimas Notícias

Mariana D’Andrea é 3ª melhor em torneio virtual de levantamento de peso paralímpico


A brasileira Mariana D'Andrea, atleta do levantamento de peso paralímpico, conquistou a terceira colocação na chave feminina da segunda etapa da Online World Cup Series, competição virtual promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). O torneio, finalizado no último fim de semana, foi realizado por meio de vídeos gravados pelos atletas.

D'Andrea somou 115,23 pontos, ficando atrás somente da russa Vera Muratova (117,23) e da campeã paralímpica Amalia Perez (126,10), do México. A disputa contou com a participação de 40 atletas, de 20 países, entre homens e mulheres.

"A competição é pelo coeficiente da tabela AH, peso corporal x peso na barra. Eu levantei 130 quilos e, comparando meu coeficiente com o das minhas adversárias, estou entre as três melhores", disse a atleta, que integrou a equipe brasileira nos Jogos Rio 2016. D'Andrea gravou sua participação no Centro de Referência e Desenvolvimento do Halterofilismo Paralímpico, na cidade de Itu (SP).

Neste fim de semana, D'Andrea superou sua melhor marca: levantou 130 quilos, ultrapassando os 128 kg alcançados no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, disputado em novembro do ano passado. Mas, como a competição não é considerada oficial, a marca não é válida para fins de recordes.

"A competição é muito importante para dar uma movimentada nos atletas. E é bem difícil também, já que todas as categorias disputam juntas em um só torneio. A Mariana foi muito bem, continuando a excelente fase que ela apresentava antes da pandemia", comemorou o técnico da Seleção Brasileira, Valdecir Lopes.

Jogos de Tóquio e pandemia
Depois de mais de dois meses de paralisação, uma dupla pôde voltar aos treinos na academia do Centro de Referência em Itu. "O Bruno Carra e a Mariana D'Andrea já treinam por aqui respeitando as regras sanitárias. Todos os demais seguem trabalhando em casa com exercícios adaptados", revelou Valdecir Lopes.

Segundo os índices vigentes até o momento para a classificação aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil já tem sete atletas com as marcas mínimas necessárias. São quatro homens – Bruno Carra, Evânio Rodrigues, Mateus de Assis, Aílton Bento – e três mulheres – Lara Ferreira e Tayana Medeiros e a própria Mariana D'Andrea.

Marianan D'Andrea tem os índices nas categorias -67 kg e -73kg. Até o final do prazo, junho de 2021, a atleta e a comissão técnica definirão o torneio que ela vai participar na Paralimpíada. "Ela tem uma estrutura corpórea muito boa para o esporte. Nós temos uma meta para a Mariana, que é a conquista de uma medalha em Tóquio. Continuando com esse foco e dedicação, chegaremos lá", projetou o técnico.

"Além das marcas mínimas que esse grupo de sete atletas já alcançou, vale lembrar que só os oito melhores no ranking em cada categoria, com o limite de uma vaga por país, estarão em Tóquio", ressaltou o técnico Valdecir.

Com informações de Agência Brasil
Foto: EXEMPLUS/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar