Últimas Notícias

Comitê Neozelandês apoia liberdade de manifestação dos atletas nas Olimpíadas


O Comitê Olímpico da Nova Zelândia (NZOC) disse que apóia os atletas enquanto eles compartilham suas vozes, com o Conselho da organização pedindo um maior envolvimento na defesa dos direitos humanos dos atletas.

O Conselho do NZOC discutiu a questão em relação à campanha Black Lives Matter, que começou nos Estados Unidos e se espalhou para países ao redor do mundo, incluindo a Nova Zelândia. O presidente do comitê, Mike Stanley, disse que a organização apoia os atletas quando eles falam sobre questões ligadas aos direito humanos.

"Como organização, defendemos o respeito, isso significa respeito por quem somos, de onde viemos e por nossos concorrentes em todo o mundo", disse ele. "Apoiamos nossos atletas enquanto eles compartilham suas vozes e procuramos maneiras de fortalecer ainda mais nosso compromisso com a igualdade".

Diana Puketapu, membra do Conselho do NZOC, e Sarah Cowley Ross, presidente da Comissão de Atletas do NZOC, pediram um envolvimento adicional para permitir que os atletas apoiem pedidos de mudança.

"Estamos pedindo um maior envolvimento com os atletas olímpicos e da Commonwealth aqui e em todo o mundo no papel que o esporte e os atletas podem desempenhar no apoio aos direitos humanos" disse Puketapu.

Cowley Ross acrescentou: "É importante que os atletas se sintam empoderados e compreendam o papel que podem desempenhar como líderes comunitários. Fiquei orgulhosa de ver tantos atletas usando suas plataformas e estamos ansiosos para encontrar caminhos adicionais para apoiar seus pedidos de mudança."

"Estamos empenhados em contribuir para a discussão mais ampla da Comissão de Atletas do COI sobre a voz e advocacia dos atletas, para garantir que a perspectiva da Nova Zelândia seja ouvida" acrescentou. A posição do NZOC difere da posição atual do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O artigo 50 do COI declara: "Nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais olímpicos, instalações ou outras áreas". De acordo com as diretrizes da Regra 50, desenvolvidas pela Comissão de Atletas, anunciadas em janeiro, os competidores que se manifestaram nos Jogos foram ameaçados com ações disciplinares.

As críticas às regulamentações que proíbem manifestações específicas nos Jogos - incluindo joelhos ou punhos - intensificaram-se à luz dos protestos em todo o mundo após a morte de George Floyd nos Estados Unidos.

A FIFA e a NFL optaram por permitir o ajoelhamento como um protesto pacífico. O COI indicou que poderia alterar sua posição no futuro, depois que o presidente do COI, Thomas Bach, anunciou que um processo de consulta será conduzido pela Comissão de Atletas do COI.

Bach afirmou que a Comissão "dialogará com atletas de todo o mundo para explorar maneiras diferentes de como os atletas olímpicos podem expressar seu apoio aos princípios consagrados na Carta Olímpica de maneira digna". O presidente do COI alertou para a necessidade de diferenciar entre o que ele chamou de "manifestações divisivas" e formas adequadas de protesto.

As diretrizes da Comissão de Atletas do COI definem um protesto como "exibindo mensagens políticas, incluindo sinais ou braçadeiras", "gestos de natureza política, como um gesto manual ou ajoelhado" e "recusa em seguir o protocolo de cerimônias".

Foto: Olympic.org

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar