Gabrielle Thomas e outros três corredores são suspensos temporariamente pela AIU - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Gabrielle Thomas e outros três corredores são suspensos temporariamente pela AIU

Compartilhe

As velocistas norte-americanas Gabrielle Thomas e Deejah Stevens, além do fundista Alex Korio Oliotiptiptip e o maratonista Mikel Kiprotich Mutai, ambos do Quênia, foram suspensos provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), agência que trata de casos de doping para a World Athletics. 

Stevens, Thomas e Oliotiptiptip foram suspensos por não estarem disponíveis para realizar o teste por três vezes em um espaço de 12 meses. Mas Mutai testou positivo para uma substância proibida chamada norandrosterona, um esteróide anabólico para aumentar a força e potência muscular. 

Danielle Thomas afirmou que está confiante de que será liberada da punição. "Acredito que um dos testes faltantes não é válido e que estarei completamente liberada", afirmou a atleta que ganhou a prova dos 200m rasos na etapa de Lausanne da Diamond League em 2019. 

Thomas negou qualquer irregularidade e disse que tem como provar sua inocência. "Dados de rastreamento telefônico e diversas testemunhas mostrarão conclusivamente que eu estava no local exato como indiquei e que o oficial de controle de doping simplesmente não me localizou e não seguiu o protocolo apropriado", apontou a norte-americana. 

As suspensões provisórias concedidas a Oliotiptiptip e Mutai são mais um baque no atletismo queniano que sofre com outras 48 suspensões com base em dados divulgados pela AIU.

Caso seja confirmada a punição, Thomas, Stevens e Oliotiptiptip poderão ficar até dois anos suspensos do atletismo. 

No caso do maratonista Mikel Kiprotich Mutai a punição pode variar de acordo com a avaliação feita. No momento, não se sabe como o uso da norandrosterona foi descoberto. Mutai é especialista em meia maratona, no qual possui um tempo de 1:01.41, enquanto na maratona seu recorde pessoal é 2:09.18. 

Foto: The Ivy League

Nenhum comentário:

Postar um comentário