Últimas Notícias

COB realiza seminário de Chefes de Equipe visando Lima 2019


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nos últimos dias 14 e 15 de maio, 63 chefes de equipe em sua sede para uma verdadeira imersão na missão Jogos Pan-americanos Lima 2019. O Curso de Capacitação de Chefes de Equipe (CCCE) teve apresentações de representantes do COB sobre temas fundamentais como detalhamento das vilas e sub vilas, serviços médicos e das ciências do esporte, controle e prevenção de doping, credenciamento, alimentação, transporte, uniformes, logística, comunicação, entre outros. 
 
Além das apresentações, os chefes de equipe tiveram reuniões individualizadas com cada uma das áreas, fizeram exercícios práticos sobre resolução de incidentes e participaram de um workshop sobre “Liderança e Gestão de Pessoas” com a professora Janaína Alves. O curso realizado pela diretoria de Esportes do COB, em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de Chefes de Equipe.
 
O CCCE tem quatro módulos: dois presenciais e dois a distância, que vão de maio/2019 a agosto de 2020, incluindo os Jogos Pan-americanos de Lima e os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Durante as Missões os participantes estarão sendo avaliados e, ao final, passarão três provas finais.
 
Nomeado chefe de missão do Time Brasil e vice-presidente do COB, Marco La Porta ressaltou a responsabilidade dos participantes diante das Missões: “É importante que todos estejam focados em antecipar quaisquer problemas. Os Jogos Pan-americanos são o segundo evento mais importante do Esporte no país, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos.  O Brasil sempre disputou os Jogos e nós temos a responsabilidade de prestar o apoio necessário para que os atletas tenham o melhor rendimento e já começarmos a pensar em Tóquio”.
 
“O workshop de liderança e gestão de pessoas, para mim, foi o ponto alto do CCCE. Uma atividade sensacional que vai nos ajudar a conhecer a equipe, o perfil de cada atleta e a nós mesmos. Sem dúvidas, é algo que vai nos ajudar muito na Missão”, disse Ney Wilson, que atua como chefe de equipe do judô desde os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, 2003, incluindo quatro edições de Jogos Olímpicos.
 
O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô destacou ainda a importância do intercâmbio entre os líderes mais experientes e os mais jovens e, obviamente, entre as modalidades mais tradicionais e as que estão integrando o Time Brasil pela primeira vez.  “Com um curso como esse, os mais novos trocam experiência com os mais antigos, eles têm mais informações e isso gera mais segurança. O meu aprendizado foi mais na tentativa e erro. Agora, participar desse encontro é uma chance de atualização. Conviver com os mais jovens, que estão muito abertos a ouvir e que trazem novas ideias, é um processo de aprendizagem e renovação”, completou Wilson.
 
O fisiculturismo é uma modalidade que faz a estreia integrando o Time Brasil. Para o chefe de equipe da modalidade em Lima, Rafael Pinheiro, o que mais marcou a participação no encontro foi o profissionalismo com o que o COB organiza a participação dos atletas brasileiros na competição continental.
 
“Considero um marco na minha carreira. Estamos com dois atletas, a Carla Lobo e o Juscelino Santos. É uma honra estar aqui dividindo experiências, conhecimento com treinadores e chefes de missão de outras modalidades. Nós nunca participamos de um encontro desse porte e vou repassar muita coisa que aprendi aqui para a IFBB. É bom ver o profissionalismo com que todos do COB encaram os Jogos Pan-Americanos. É muito bom poder ter uma equipe multidisciplinar dando suporte aos atletas, transporte e hospedagem apoiados pelo Time Brasil, entre outras facilidades. Faremos o melhor pelo Brasil e vamos trazer as medalhas”, disse Pinheiro.
 

O COB também anunciou seu planejamento para o Pan, cujo principal objetivo é classificar o maior número de atletas e modalidades para Tóquio 2020. Ao todo, 23 modalidades esportivas distribuirão vagas para os Jogos Olímpicos. A delegação brasileira vai contar com aproximadamente 700 integrantes, sendo quase 500 atletas em 50 modalidades.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar