Últimas Notícias

Inclusão de Lance Armstrong em livro sobre ícones do ciclismo gera polêmica

Mais uma polêmica em torno do ciclista americano Lance Armstrong. Dessa vez, longe dos traçados das pistas e dos laboratórios anti-doping, mas nas páginas do novo livro de Sir Bradley Wiggins de título "Ícones" que celebra as suas influências do mundo do ciclismo. 

Wiggins afirma estar ciente de que incluir o nome do ciclista, famoso no mundo inteiro não só por suas façanhas múltiplas no Tour de France, mas sobretudo pelos escândalos de doping, não seria nada popular. O autor afirma que possui uma relação com Armstrong que ele simplesmente não pode negar que existe e por tal motivo o incluiu em um rol de 21 personalidades de peso durante a sua vida de ciclista.

A atitude de Wiggins foi criticada pela Times e pelo Daily Mail as quais afirmaram, respectivamente, que a inclusão de Armstrong "espantou o mundo do ciclismo" e  que Wiggins estaria "elogiando o fraudador de drogas Armstrong". O autor se defende alegando que não faz apologia a nenhum tipo de trapaça ao incluir o ciclista americano em seu livro. Para ele a personalidade e resiliência de Armstrong faz dele um ícone do ciclismo apesar do escândalo. 

Em "Ícones", Wiggins cita que Henry Desgrange criou do Tour de France tendo em mente "o vencedor perfeito". O autor afirma que Desgrange queria "um tipo de super-atleta que não só derrotaria seus oponentes, mas também tudo o que a natureza pudesse causar a ele." Armstrong se encaixa perfeitamente nesse papel, pois derrotou seus oponentes  depois de vencer o câncer. 


Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar