Últimas Notícias

Seleção de futebol de 5 treina em campo aberto para o Mundial da modalidade

A Seleção Brasileira de futebol de 5, para cegos, está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para mais uma fase de treinos. Desta vez, o grupo está reunido desde o último dia 16, até o dia 23 de abril. A novidade é que os atletas treinarão no campo aberto do CT, que é normalmente destinado ao futebol de 7 (para paralisados cerebrais).

O objetivo é colocar os atletas em condições climáticas e de campo mais próximas às que terão na Espanha durante o Campeonato Mundial de futebol de 5, em Madri, no mês de junho. Na época da competição, no hemisfério norte, será verão e o estádio que receberá as disputas é aberto.

Ao todo, 21 atletas foram convocados: quatro goleiros, que não possuem deficiência visual, e 17 jogadores de linha, todos com deficiência visual. Outra novidade nesta fase de treinamento é que a Seleção sub-23 foi integrada à principal. Todos os atletas estão disputando vaga na equipe que representará o Brasil no Mundial.

“Os treinos no campo aberto pela manhã, só acontecerão quando não estiver chovendo e estiver calor, para estarmos em condições mais próximas do que teremos na Espanha e diminuir riscos de lesão. Os treinos a tarde serão no campo fechado, pois está mais frio. A Seleção sub-23 ia disputar o Mundial Sub-23 este ano, mas por falta de países inscritos o evento foi cancelado. Achamos injusto deixá-los em casa, eles estão evoluindo bem. Agora eles fazem parte da Seleção principal e a Seleção sub-15 é a nova equipe de jovens”, comentou Fábio Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira de futebol de 5.

Os jogadores seguem em ritmo intenso de treino, com uma prática pela manhã e outra à tarde. A cada dois dias de coletivo, o preparador físico e fisioterapeuta cuidam da recuperação. A equipe também é acompanhada por nutricionista e um médico, além do técnico e auxiliar técnico. Nesta terça-feira, 17, os atletas passam por avaliações físicas.

Ao todo, 16 países disputarão o Campeonato Mundial da modalidade: Espanha, Brasil, Argentina, China, Colômbia, Costa Rica, França, Irã, Mali, México, Marrocos, Rússia, Coreia do Sul, Tailândia, Peru, Reino Unido. Apenas o campeão garante vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O Brasil é tetracampeão mundial e paralímpico (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016), tricampeão parapan-americano de futebol de 5.

Foto: MPIX/CPB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar