Últimas Notícias

Estádio Olímpico de Sidney será demolido e um novo será construído no local

O Estádio Olímpico de Sidney, um dos símbolos das Olimpíadas de 2000, deverá ser demolido para dar lugar a um novo estádio. A informação foi repassada pela primeira-ministra de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, e era um dos segredos mais bem guardados de Sydney. O governo local planeja gastar 2 bilhões de dólares australianos na demolição e reconstrução do estádio que abrigou o atletismo e as cerimônias dos Jogos de 2000, localizado em Homebush, e no Sydney Soccer Stadium, localizado no Moore Park, no leste da cidade.

A primeira-ministra descreveu os novos projetos como sendo "inspirados no Coliseu" e um investimento na indústria do turismo. Mais de 1,25 bilhão de dólares serão gastos na derrubada e reconstrução do Estádio Olímpico de Sydney, que foi inaugurado em 1999. Com a reforma, a capacidade do estádio será reduzida sua de 80 para 75 mil lugares em uma configuração retangular que servirá para o rugby, cricket e o futebol australiano.

A previsão é de que a construção comece em 2019 para que ele seja reinaugurado no final de 2022. A grande final da NRL (liga nacional de rugby) será realizada no Estádio Allianz em 2021 e 2022, enquanto a construção estiver em andamento. Como o Allianz é o segundo estádio a passar por reforma, a final da liga de 2020 será realizada no Stadium Cricket Ground (SCG).

O plano para o Allianz Stadium, no Moore Park, projetado por Philip Cox e inaugurado em 1988, é que o estádio seja derrubado e reconstruído ao longo de três anos, com um custo estimado de 705 milhões de dólares e com capacidade para 45 mil torcedores.

O custo estimado para a reforma do Estádio Olímpico é quase quatro vezes maior do que os 350 milhões (em moeda local) que os proprietários do Estádio ANZ buscavam em 2014 para uma reforma com a implantação de um teto retrátil e assentos móveis para alterar o chão do estádio para retangular, mantendo a flexibilidade para hospedar cricket e a liga de futebol australiano.

O ministro do Esporte, Stuart Ayres, disse que o governo também assinou com a NRL para sediar as finais da liga em Sydney nos próximos 25 anos. "Nós temos a oportunidade que ocorre “uma vez em uma geração” de retornar Nova Gales do Sul à sua posição legítima como o principal destino do país para eventos esportivos e de entretenimento. Quando terminarmos, nossos estádios serão a inveja do mundo", afirmou o ministro.

A primeira-ministra Berejiklian disse que as despesas eram necessárias para que a cidade pudesse "competir globalmente" para atrair eventos nacionais e internacionais como a Copa do Mundo Feminina de Futebol da FIFA e a Copa do Mundo de Rugby. A última vez que a Austrália uma Copa do Mundo de Rugby foi em 2003, quando 82.957 pessoas estiveram presentes no Estádio Olímpico de Sydney para ver os Wallabies (nome dado à seleção local) perderem para a Inglaterra. "Queremos que os maiores esportistas do mundo e os grandes artistas esportivos escolham Nova Gales como seu destino preferido para mostrar seus eventos. Os fãs estarão mais perto da ação do que nunca, com assentos íngremes criando uma parede inspirada no coliseu, com som e cor aprimorada com a tecnologia mais avançada do mundo", afirmou.


O prefeito de Sidney, Clover More, afirmou que o conselho da cidade vai lutar contra o governo estadual sobre os planos traçados para o Moore Park. Ele utiliza a ponte Tibby Cotter, de 38 milhões de dólares australiano, como um exemplo de que o governo desperdiçou fundos dos contribuintes em projetos desnecessários para a cidade. "Por muito tempo os governos trataram o Moore Park como uma vaca de dinheiro, um parque de estacionamento ou uma terra vazia para o desenvolvimento, é hora de honrar seu propósito original como um parque reservado para o uso e benefício dos moradores de Sidney agora e no futuro" ela disse.



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar