A escavação do poço (shaft) que servirá como área de ventilação e saída
de emergência da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, no bairro do
Leblon, foi concluída. Construído pelo Consórcio Linha 4 Sul,
responsável pela obra neste trecho, o poço tem 22 metros de diâmetro por
32 metros de profundidade.
O shaft foi dividido em seis nichos e escavado pelo método New
Austrian Tunnelling Method (NATM), de forma alternada, pelos cantos.
Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada. O próximo
passo é a construção das paredes de concreto que revestirão o poço. Elas
terão 50 centímetros de espessura e são moldadas in loco, com o uso de
formas deslizantes. O sistema funciona com uma bomba hidráulica e 22
macacos, que impulsionam a estrutura para cima - 25 centímetros por hora
em média
Depois de pronto, o poço terá quatro andares onde ficarão
ventiladores, geradores, subestação de energia e salas técnicas para o
trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário. Em dois
pontos haverá escadas de emergência para saída de passageiros, numa
eventual necessidade, quando a nova linha estiver em funcionamento.
Quando o Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, chegar ao poço, em
dezembro, a estrutura estará pronta, inclusive com sistemas de energia
conectados entre os túneis que vêm da Barra da Tijuca e o que está sendo
escavado pelo equipamento alemão, vindo da Zona Sul.
O shaft foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e
Ataulfo de Paiva. Um pórtico auxiliou na movimentação de maquinário e na
retirada de material por caçambas. Em uma obra deste porte, durante as
escavações, os imóveis da área de influência são monitorados
permanentemente por questão de segurança. Todas as medições estão dentro
dos limites esperados, sem risco para as edificações. Com essas
medições, é possível ainda certificar que as vibrações e ruídos emitidos
estão de acordo com as normas nacionais e internacionais.
A linha 4 é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro que
integra o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela
vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas
cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa
Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e
Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Com a
nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da
Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão, ainda, deslocar-se
da Barra da Tijuca até a Pavuna pagando apenas uma tarifa.
Novos trens
Sete novos trens da linha 4 do metrô já estão em circulação no
sistema metroviário. Os 15 trens adquiridos para a nova linha já
chegaram ao Rio e estão sendo inseridos no sistema para circular
provisoriamente na linha 1.
As novas composições possuem seis carros com capacidade para 1.800
pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED
com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento
interno. O projeto é o mesmo dos trens que operam no metrô do Rio desde
2012.
Com a chegada dos 15 novos trens para a linha 4, o metrô passará a
ter 64 composições. Atualmente, a concessionária tem capacidade para
transportar 1,2 milhão de passageiros. Esse número chegará a 1,7 milhão
com a chegada dos novos trens e a ampliação da linha.
Foto: Divulgação Linha 4
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