Últimas Notícias

Linha 4 do metrô do Rio: escavação do poço de ventilação, no Leblon, está finalizada


A escavação do poço (shaft) que servirá como área de ventilação e saída de emergência da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, foi concluída. Construído pelo Consórcio Linha 4 Sul,  responsável pela obra neste trecho, o poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade.
O shaft foi dividido em seis nichos e escavado pelo método New Austrian Tunnelling Method (NATM), de forma alternada, pelos cantos. Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada. O próximo passo é a construção das paredes de concreto que revestirão o poço. Elas terão 50 centímetros de espessura e são moldadas in loco, com o uso de formas deslizantes. O sistema funciona com uma bomba hidráulica e 22 macacos, que impulsionam a estrutura para cima - 25 centímetros por hora em média

Depois de pronto, o poço terá quatro andares onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia e salas técnicas para o trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário. Em dois pontos haverá escadas de emergência para saída de passageiros, numa eventual necessidade, quando a nova linha estiver em funcionamento.

Quando o Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, chegar ao poço, em dezembro, a estrutura estará pronta, inclusive com sistemas de energia conectados entre os túneis que vêm da Barra da Tijuca e o que está sendo escavado pelo equipamento alemão, vindo da Zona Sul.   

O shaft foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva. Um pórtico auxiliou na movimentação de maquinário e na retirada de material por caçambas. Em uma obra deste porte, durante as escavações, os imóveis da área de influência são monitorados permanentemente por questão de segurança. Todas as medições estão dentro dos limites esperados, sem risco para as edificações. Com essas medições, é possível ainda certificar que as vibrações e ruídos emitidos estão de acordo com as normas nacionais e internacionais.

A linha 4 é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro que integra o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Com a nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão, ainda, deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna pagando apenas uma tarifa.

Novos trens

Sete novos trens da linha 4 do metrô já estão em circulação no sistema metroviário. Os 15 trens adquiridos para a nova linha já chegaram ao Rio e estão sendo inseridos no sistema para circular provisoriamente na linha 1.

As novas composições possuem seis carros com capacidade para 1.800 pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno. O projeto é o mesmo dos trens que operam no metrô do Rio desde 2012.
Com a chegada dos 15 novos trens para a linha 4, o metrô passará a ter 64 composições. Atualmente, a concessionária tem capacidade para transportar 1,2 milhão de passageiros. Esse número chegará a 1,7 milhão com a chegada dos novos trens e a ampliação da linha.

Foto: Divulgação Linha 4

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar