Vôlei, Futebol, Basquete, Tênis...esses são alguns dos 26 esportes Olímpicos da atualidade, mas antigamente, alguns esportes menos conhecidos e diferentes faziam parte das Olimpíadas. Um desses esportes, muito conhecido entre nós até, foi o Cabo de Guerra.
O Cabo de Guerra foi disputado entre os Jogos de 1900 e 1920. As regras da competição eram as que todos conhecem: A primeira equipe que conseguir puxar a outra alem da linha demarcada, era considerada a vencedora ou se nenhuma das equipes conseguissem tal feito, a primeira que puxasse a adversária para mais perto da linha nos cinco minutos de duração da prova, levava a vitória.
Originalmente a competição era disputada por clubes, o que significava que um país poderia conseguir mais de uma medalha nela. Isso aconteceu em 1904 (foto acima), quando os Estados Unidos ganharam todas as medalhas e ainda ficaram com a 4ª posição e em 1908, com a Grã Bretanha.
O país mais vencedor da modalidade foi a Grã Bretanha com dois ouros, duas pratas e um bronze.
- FATO
- Nos Jogos de 1900, a equipe dos Estados Unidos não conseguiram disputar a competição, porquê três dos seus membros estavam disputando a final do arremesso de martelo. Após a competição oficial, a equipe norte-americana disputou um amistoso contra a Equipe Mista (SWE e DEN) que venceu a competição. Após o começo da disputa, espectadores norte-americanos entraram em campo e se juntaram a equipe americana, então, o jornalista Edgar Aaybe (DEN), que estava cobrindo os Jogos para um jornal de seu país, se juntou a Equipe Mista, que acabou por vencer o amistoso.
0 Comentários