Definidos os atletas da Escalada Esportiva que irão representar o Brasil no Pan Americano da modalidade em 2020


A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) convocou oito atletas para as disputas do Campeonato Pan-Americano da modalidade, que distribuirá vagas para Tóquio 2020.

Serão 4 homens (número limite de vagas no evento por categoria) e 4 mulheres. Os atletas indicados foram: Cesar Grosso, Felipe Ho, Jean Ouriques, Pedro Nicoloso, Thais Makino, Bianca Castro, Luana Riscado e Hellen Christina.

As indicações seguiram os critérios definidos, que estabelecia a quantidade de atletas indicados segundo o Ranking de Avaliação e por indicação da Comissão Técnica. No caso masculino, para o envio de 4 atletas, os 3 primeiros seriam escolhidos segundo o Ranking de Avaliação da data do chamado (Cesar Grosso – SP/residente na Itália, Felipe Ho – SP e Jean Ouriques – MG) e o 4º nome seria por indicação técnica da comissão, avaliando critérios como desempenho no combinado, experiência em competições internacionais, perspectiva de resultados e a avaliação geral do desempenho durante o ano. Nesse sentido foi selecionado o nome de Pedro Nicoloso – RS. No caso feminino, para 2 atletas indicadas, o critério era de apenas a primeira pelo Ranking de Avaliação na data do chamado, Thais Makino – SP, e o segundo nome pelos mesmos critérios técnicos anteriores, caso onde a comissão optou por indicar a atleta Bianca Castro – RJ/residente na Itália.

Para cada país é garantida uma cota de até 4 atletas de cada sexo. No masculino a cota foi atingida na indicação inicial, deixando ainda duas vagas remanescentes no feminino. Neste caso foi aberto um chamado à todas as atletas filiadas, para interessadas em ocupar as vagas, arcando com os próprios custos da viagem. O chamado foi atendido por mais de 2 atletas e neste caso, mais uma vez, coube a comissão definir quais os nomes se juntariam ao time já indicado para representar também o país no Pan. As escolhidas foram Luana Riscado – RJ e Hellen Christina – PR.

Preparação
Com o time definido a comissão traçou as estratégias de preparação para os atletas indicados com suporte ABEE. Ainda em Janeiro, cerca de um mês antes da competição, os atletas residentes no Brasil embarcam para Los Angeles para uma fase de treinos intensivos nos ginásios locais. Enquanto isso os atletas residentes na Europa devem se deslocar até Innsbruck, Áustria, e intensificar os treinos no Kletterzentrum, uma das melhores estruturas de escalada do mundo.

O Pan Americano de 2020, a ser disputado em Los Angeles acontecerá entre 24 de fevereiro a 01 de Março no ginásio Sender One e irá classificar dois atletas (1 homem e 1 mulher) para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Foto: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes