Freddie Mercury, vocalista do Queen, e o hino da Olimpíada de Barcelona/92

Com o sucesso do filme “Bohemian Rhapsody”, Freddie Mercury e o Queen voltaram ainda mais fortes ao imaginário público e aos holofotes mundo afora. O que pouca gente sabe ou lembra, é que o grande Freddie Mercury também faz parte da história olímpica.

O single 'Barcelona' foi composto por Mike Morane e  Freddie Mercury e lançada em outubro de 1987, após convite feito ao vocalista do Queen para compor o hino oficial do evento olímpico que aconteceria na cidade de mesmo nome, em 1992. No ano seguinte ao lançamento da música (1988), Freddie Mercury lançou o álbum com o mesmo título, o segundo disco do cantor como solista, em que contava com a participação da cantora lírica Montserrat Caballé.
  
A história do single foi abordada na série do Surto Olímpico em 2016: Trilha Sonora Olímpica.

A música mais conhecida do álbum foi “How Can I Go On”, que ganhou as paradas de sucesso. Porém, quatro anos depois do lançamento do disco, quando a cidade espanhola recebeu as Olimpíadas de 1992, Freddie havia morrido alguns meses antes, em novembro de 1991, então a abertura do evento incluiu uma apresentação de Montserrat Caballé em um dueto virtual com o cantor.

Além disso, a canção também foi utilizada no vídeo que iniciou as transmissões da cerimônia de abertura dos jogos e como música título para a cobertura de diversos veículos de TV naqueles Jogos, o que fez ela ganhar visibilidade.

“É uma música que transcende os gêneros. Combina a extravagância e arte de Freddie no seu melhor absoluto. Ele introduziu provavelmente milhões de pessoas a uma dimensão operística que poderiam não ter se interessado antes ”, disse Lesley-Ann Jones, autor de uma bibliografia conceituada de Freddie Mercury, sobre a canção “Barcelona”, ​​que alcançou o segundo lugar nas paradas do Reino Unido depois de ter sido relançado durante os Jogos Olímpicos de 1992.

Esse momento, ainda hoje, é considerado um dos mais memoráveis de todos os 122 anos dos jogos modernos.

Montserrat Caballé faleceu no dia 06 de outubro de 2018, aos 85 anos.


Foto: gettyimages

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes