Para impedir excessos na perda de peso, Wrestling muda regra da pesagem

O Wrestling - ou luta olímpica -, esporte que distribui 18 medalhas de ouro em cada edição dos Jogos, terá novas regras a partir desde ano. A United World Wrestling (UWW) divulgou as novas categorias que farão parte dos Jogos Olímpicos já em Tóquio 2020 e informou um novo método de efetuar a pesagem. Até 2017, os atletas realizavam a pesagem no dia anterior ao combate. A partir de 2018 e até 2020, a pesagem será feita no mesmo dia da competição. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama Filho, explica o objetivo das mudanças, válidas também para as categorias júnior (18 a 20 anos).

"A UWW deseja acabar com o excesso de perda de peso. Com o atleta tendo que bater o peso no mesmo dia da luta, termina a possibilidade de recuperar uma quantidade grande de quilos de um dia para o outro. A alteração no sistema de pesagem fez com que as categorias também mudassem. Houve um acréscimo de categorias nos três estilos e mudança nos pesos das divisões nos Jogos Olímpicos no estilo greco-romano e wrestling feminino"  disse Pedro.

Em campeonatos com mais de 16 atletas por categoria, caso dos Mundiais, por exemplo, o torneio acontecerá em dois dias, e não mais em um só. Eliminatórias no primeiro dia e disputas por medalhas no segundo. O atleta terá que pesar também no dia da final, com tolerância de 2 kg no segundo dia.

A primeira competição nacional com as novas regras é o Campeonato Brasileiro 2017, que acontece dia 17 fevereiro, na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra.


Com informações globoesporte.com
foto: Geoff Buks/ Reuters

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes