Últimas Notícias

Rússia afirma que seus atletas querem competir em PyeongChang 2018 mesmo sob bandeira neutra

Cerca de uma semana após serem proibidos de competirem nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang 2018 sob a bandeira de seu país, atletas russos demonstram interesse de participarem do evento mesmo que seja competindo de forma neutra. A informação foi repassada pelo Comitê Olímpico Russo nesta segunda-feira, que afirmou que a maioria esmagadora dos atletas do país desejam competir.

De acordo com Sofia Velikaya, presidente da comissão de atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC), a comissão ouviu “todos os atletas em todos os esportes" do programa olímpico de inverno, e que a maioria se mostrou a favor de competir. Ainda segundo Velikaya, nenhum atleta disse preferir boicotar o evento na cidade sul-coreana. "No momento atual, todos estão treinando e todos estão esperando participar dos Jogos Olímpicos", disse Velikaya.

O Comitê Olímpico Internacional proibiu na semana passada a equipe russa de disputar os Jogos de Pyeongchang devido a um esquema de doping estatal implantando nos Jogos Sochi de 2014. Apesar da proibição de competir sob a bandeira russa, a entidade permitiu que os atletas russos que provarem estar limpos e não tiverem punições passadas de doping possam competir sob uma bandeira neutra como "atletas olímpicos da Rússia".

O porta-voz da ROC Konstantin Vybornov disse que as equipes do biatlo e do snowboard gravaram vídeos reafirmando seus desejos de competirem, enquanto a equipe masculina de hóquei escreveu "uma carta coletiva". O presidente russo Vladimir Putin afirmou que não se colocaria no caminho para quem quiser competir.

Entretanto, alguns russos mais intransigentes acreditam que é vergonhoso para os atletas do país competirem nas Olimpíadas sem sua bandeira nacional. Velikaya defendeu os atletas dizendo que todos que assistirem as competições saberão quem é da Rússia. "A escolha de competir nas Olimpíadas é estritamente individual. Exorto a sociedade russa a tratar as decisões dos atletas com compreensão e respeito", disse.

O COI deverá enviar nos próximos dois meses convites individuais para aqueles atletas classificados e que estiverem limpos para disputarem os jogos. Segundo Velikaya, as autoridades russas terão listas de suas equipes mais qualificadas. Essas listas impedirão que o COI convide os "números cinco e seis" das equipes russas, deixando de fora atletas que realmente sejam candidatos a pódio pelo país europeu.

A Rússia vem recuando em vários pontos exigidos pelo COI para tentar se adequar às exigências do COi para a regularização de sua situação. Entretanto, a comissão de atletas tentará fazer um apelo contra uma das principais restrições impostas para que os russos possam competir como neutros na próxima edição dos jogos. Velikaya afirmou que a comissão de atletas pedirá ao COI que remova a condição que impede os atletas já punidos por doping anteriormente de serem convidados para Pyeongchang. Essa limitação afeta alguns atletas do país com boas possibilidades nas Olimpíadas de Inverno que foram punidos antes das Olimpíadas de Sochi, incluindo biatletas punidos por uso de EPO e o campeão mundial de patinação de velocidade, Denis Yuskov, que foi suspenso em 2008 depois de testar positivo para maconha.


Outra questão que será questionada por Vybornov é como os atletas do país deverão se portar em situações como momentos de comemoração, caso, por exemplo, um torcedor do país atire uma bandeira para o atleta dar a volta olímpica comemorando uma medalha ou se os atletas poderão estirar a bandeira russa nos prédios da Vila Olímpica. "Se um patinador artístico ganha, digamos, e eles jogam um ursinho de pelúcia com um uniforme russo no gelo. Ela pega isso. Ela pode fazer isso? Ou isso é uma ofensa?", questionou a presidente da comissão.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar