Tochas Olímpicas de Inverno - Innsbruck 1976

A Tocha dos Jogos de Innsbruck era uma tocha com os anéis olímpicos e simulando um bastão de esqui, feita pela Vereinigte Metallwerke Ranshofen Bernhof. A chama foi acesa em olímpia em 30 de Janeiro de 1976, tendo Spyros Tzavaras como o primeiro carregador da tocha e foi levada de carro de Olimpia para Atenas e depois é levada para Viena. O revezamento da tocha dividiu-se em duas em Viena, uma em direção ao norte e a outra para a parte sul do país. 

Três dias antes da cerimônia de abertura, as duas rotas se juntaram em Innsbruck. A chama foi mantida no Maximilian Saal do Goldenen Dachl, como em 1964, até a cerimônia de abertura em 4 de fevereiro. Para permitir o maior número possível de pessoas para ver a chama, a tocha foi transportada por cerca de 1.500 quilômetros no telhado de um carro equipado com uma cúpula de vidro especialmente concebida para este fim. 

Para lembrar que Innsbruck hospedava estes Jogos de Inverno pela segunda vez, dois caldeirões olímpicos foram instalados no Estádio Bergisel, um para 1964, o outro para 1976 e os dois foram acesos. E pela primeira vez, uma mulher, esquiadora austríaca Christl Haas, foi escolhida para acender o caldeirão para os Jogos Olímpicos de Inverno. Ela acendeu o caldeirão de 1964. O 1976 foi iluminado por campeão olímpico de Luge Josef Feistmantl.


foto: COI

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes