Últimas Notícias

Mundial de Ginástica Artística 2017 - Dia 1

Na segunda-feira (2) teve início o Campeonato Mundial de Ginastica Artística, que está sendo disputado na cidade canadense de Montreal, e se estenderá até o próximo domingo, dia 8 de outubro. O primeiro dia já foi marcado por grandes emoções, por quedas de favoritos, o bom desempenho de nações com menos tradição, a volta por cima de um francês que perdeu as Olimpíadas do Rio por uma grave lesão e principalmente pela lesão do maior ginasta da atualidade e um dos maiores da história do esporte, o Japonês Kohein Uchimura, seis vezes campeão mundial do Individual Geral e grande favorito para levar mais um título.

As disputas começaram logo de manhã com a primeira subdivisão. Nela estavam atletas das tradicionais Alemanha e Ucrânia e da ascendente Cuba. Dentre os destaques estava o ucraniano Oleg Verniaiev, campeão olímpico nas barras paralelas e vice-campeão olímpico no Individual Geral e grande favorito para conquistar medalhas nas duas provas e com boas possibilidades também no cavalo, salto e solo. Apesar de se destacar em algumas provas, como nas barras assimétricas onde terminou o primeiro dia como líder do aparelho e do cavalo com alças, onde terminou o primeiro dia em quinto lugar, não foi um dia muito bom para o ucraniano. Com erros em algumas de suas principais provas, Oleg foi apenas o quinto colocado no Individual Geral e já não tem mais chances de finais no solo e no salto. Seu companheiro de equipe Igor Radvilov está próximo da final de salto ao somar 14.670 na média dos dois saltos e também próximo da final de argolas com o sexto lugar momentâneo.

Na mesma subdivisão o cubano Manrique Larduet, que foi medalhista de prata no Individual Geral do mundial de 2015, também teve um dia de altos e baixos, mas foi o suficiente para terminar o primeiro dia das classificatórias em primeiro lugar geral do Individual Geral com a nota total de 86.699. O cubano foi ainda o terceiro melhor colocado nas barras paralelas e está muito próximo de uma final no aparelho. No solo ele tem a quinta nota (contando com o descarte de um americano pela cota de 2 atletas por país na final) e está na briga pela final. Destaque também para o seu compatriota Randy Leru na barra fixa, que com a nota de 14.00 terminou o dia em quinto lugar e também briga pela final.

A subdivisão contou ainda com o grego Eleftherios Petrounias nas argolas. Atual campeão olímpico e mundial, o grego é um dos principais concorrentes de Arthur Zanetti e principal favorito ao ouro no aparelho. Ele somou 15.400 e terminou o dia em primeiro lugar.

A segunda rotação contava com as fortes equipes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, mas com exceção de algumas provas, as duas equipes acabaram decepcionando um pouco. A Grã-Bretanha chegou ao Canadá com Max Whitlock, medalhista de ouro no solo e cavalo com alças e bronze no Individual Geral nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Aposentado da competição de generalista, o britânico competiu apenas no solo e no cavalo com alças, tendo um desempenho bem contrastante entre as duas provas. No solo ele acabou caindo em uma de suas acrobacias e ficou de fora da final. Já no cavalo com alças Whitlock alcançou a nota de 15.300 e terminou o dia em primeiro lugar. 

Quem também fez parte da equipe britânica foi o medalhista de bronze na barra fixa no Rio de Janeiro, Nile Wilson, que teve um desempenho apenas regular. Com a sétima nota na barra fixa até o momento, dificilmente o ginasta irá conseguir se classificar para a final. Courtney Tulloch terminou em o dia em quinto lugar nas argolas e deve avançar para a final.

Já os americanos tiveram um ótimo desempenho no solo com Donnell Whittemburg em segundo lugar, Yul Moldauer em terceiro e Eddie Penev em quinto lugar, que devido a cota de dois atletas por país em finais ficará de fora. Apesar do bom desempenho no solo, o país acabou decepcionando com uma sucessão de quedas e outros erros e deverá conseguir poucas finais além do solo. Alexander Naddour foi o terceiro colocado do dia no cavalo com alças e dificilmente ficará de fora da final. Já nas argolas o ginasta foi o sétimo e Whittemburg o oitavo e dificilmente conseguirão avançar para a final do aparelho. Eddie Penev no salto e Marvin Kimble na barra fixa, ocupam o oitavo lugar no momento e também não devem se classificar.

A terceira subdivisão contou com mais três fortes equipes: O Japão, atual campeão olímpico e mundial, a China e a Rússia. E foi justamente nessa rotação que a maior estrela da modalidade acabou se lesionando e dando adeus à competição. O japonês Kohein Uchimura, bicampeão olímpico e hexacampeão mundial no Individual Geral, começou as disputas nas argolas e em seguida se dirigiu para o salto. Ao aterrissar de seu salto, Uchimura acabou torcendo o tornozelo e saiu mancando. Ele ainda tentou continuar na competição e fez a sua série de barras paralelas, mas ao sair do aparelho a cara de dor entregava que ele não continuaria no campeonato. Com a saída de Uchimura se encerra um ciclo de domínio do japonês, que não perdia uma prova no Individual Geral desde a Olimpíadas de Pequim em 2008. Com sua ausência o mundo verá surgir no Canadá um novo campeão na prova mais disputada da ginástica.

Apesar da lesão de Uchimura seus companheiros de equipe não se abalaram e alcançaram ótimos resultados. Kenzo Shirai foi o primeiro colocado no salto e no solo, onde conseguiu a impressionante nota de 15.766, 0.7 a mais do que o segundo colocado. Shirai ocupa ainda o quarto lugar do Individual Geral com 85.697. Keisuke Asato está em terceiro lugar no salto e Hidetaka Miyachi ocupa a sexta posição na barra fixa.

Os russos também tiveram altos e baixos, com destaque para David Belyavskiy que ocupa a terceira posição no Individual Geral com 85.839, quarto lugar na barra fixa, quarto lugar nas barras paralelas e sexto lugar no cavalo com alças. Denis Abliazin conseguiu 15.333 nas argolas e mostra que é um concorrente direto de Zanetti por um lugar no pódio. Artur Dalaloyan está em sétimo no salto e corre risco de não avançar para as finais. No mais, várias quedas, sobretudo no solo e no salto onde contavam com alguns dos candidatos a medalhas.

A última das grandes equipes na rotação era a China. Destaque para Ruoteng Chiao, que terminou o dia em segundo lugar no Individual Geral, atrás apenas do cubano Larduet, sétimo nas barras assimétricas e em quarto lugar no cavalo com alças. Lin Chaopan também deve se classificar para duas finais. Ele foi o sexto no Individual Geral e quinto nas barras assimétricas. Também estão garantidos nas finais Hao Weng no cavalo com alças, Jingyuan Zou nas barras assimétricas e Yang Liu nas argolas.

Um dos momentos que mais chamaram a atenção no primeiro dia foi a participação do francês Samir Ait-Said. Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro o francês sofreu uma dupla fratura exposta de tíbia e fíbula enquanto realizava seu salto, uma imagem que chocou o mundo. Um ano depois do ocorrido, o francês está de volta a uma grande competição e conseguiu se classificar para a final das argolas ao alcançar a nota de 14.966, a terceira melhor do dia.


Países com pouca tradição também conseguiram bons resultados, como a Guatemala que viu Jorge Veja Lopez alcançar a média de 14.616 no salto e terminar o dia em sexto lugar, com chances de avançar para a final. O atleta do Cazaquistão Miladi Karime está em sexto no solo (contando com um descarte americano) e também sonha com um lugar na final.

Foto: AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar