Últimas Notícias

Ilias Iliadis abandona aposentadoria e disputará o Campeonato Mundial Absoluto de judô

O multimedalhista olímpico e mundial, Ilias Iliadis, anunciou que abandonará sua aposentadoria no próximo mês para disputar o Campeonato Mundial Absoluto de Judô. O grego que se tornou o campeão olímpico mais novo da história ao conquistar o ouro nas Olimpíadas de Atenas de 2004 na categoria -81 kg e obteve o título mundial por três vezes na categoria -90 kg, havia se aposentado após as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O mundial será disputado em Marrakesh, no Marrocos, entre os dias 11 e 12 de novembro.

Iliadis, de 30 anos, é considerado um dos melhores judocas de todos os tempos. Por 12 anos esteve no topo do esporte, como um dos rostos do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (IJF). Após sua aposentadoria no ano passado, Iliadis se integrou às atividades de desenvolvimento global da IJF. O grego fazia parte de uma delegação da IJF que viajou para a Ásia no verão para filmar o episódio mongol da premiada série de vídeos #JudoWorldForTheWorld.

No mês passado o grego estava em Zagreb para o Grand Prix que a cidade croata sediava. Ele dirigiu um seminário de superestrelas, como o campeão olímpico de Sydney 2000, Mark Huizinga, da Holanda, e na semana passada apareceu na lista de entrada para o Campeonato Mundial Absoluto. No sábado, ele anunciou oficialmente o seu retorno ao esporte.  

O Campeonato Mundial Absoluto tem como característica a disputa de peso aberto, ou seja, sem categoria de peso definida. A categoria de peso aberto foi disputada nas Olimpíadas até 1984, em Los Angeles, e os campeonatos mundiais da categoria foram disputados até o ano de 2011, na cidade de Tyumen, na Rússia. De volta neste ano, o mundial acontecerá no Palais des Congrès e tem um prêmio em dinheiro total de 500 mil euros, com os dois medalhistas de ouro levando para cara 100 mil euros.


O bicampeão olímpico na categoria +100 kg, Teddy Riner, da França, vai disputar o evento no Marrocos em busca do seu 10º título mundial. Além dele a maioria das estrelas na categoria mais pesada do judô estarão presentes, tanto no masculino quanto no feminino. Quem também estará disputando as medalhas é o vice-campeão olímpica da Rio 2016 na categoria -100 kg, Varlam Liparteliani, da Geórgia, e o medalha olímpica de bronze Cyrille Maret, da França, também na categoria -100 kg. 

Foto: IJF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar