Últimas Notícias

Suprema Corte da África do Sul julgará em novembro recurso contra pena de Oscar Pistorius

Em novembro a Suprema Corte de Recurso da África do Sul (SCA) julgará o apelo do Estado contra a sentença de seis anos por assassinato dada ao ex-atleta e estrela paralímpica, Oscar Pistorius, anunciou a Autoridade Nacional de Processo (NPA), na última terça-feira. Para o Estado, a pena aplicada ao medalhista de ouro paralímpico é muito branda.

Pistorius foi condenado após assassinar sua namorada, Reeva Steenkamp, em 2013. O caso gerou grande repercussão mundial, já que Pistorius era um dos principais atletas paralímpicos, estrela internacional e garoto propaganda de várias marcas. "O estado, nos papeis, estipulamos claramente que a sentença imposta é chocantemente baixa. O presidente tem o poder discricionário de se desviar da sentença mínima prescrita quando circunstâncias convincentes e substanciais existem. Mas ... com esse assunto, o presidente exerceu essa discrição de maneira muito indulgente ", disse o porta-voz da NPA, Luvuyo Mfaku.

A África do Sul é um país que conta com alta tacha de crimes violentos contra as mulheres. Grupos de direitos das mulheres também dizem que Pistorius recebeu tratamento preferencial em relação aos negros e aqueles que não contam com a riqueza ou o status de celebridade internacional.

A SCA disse aos promotores estaduais e à defesa em novembro que eles precisariam argumentar seus casos em tribunal antes de se pronunciarem sobre o assunto. Os promotores estaduais, liderados pelo advogado Gerrie Nel, dizem que a sentença era muito indulgente, já que o período de prisão era inferior a metade dos 15 anos que haviam pedido. Em seus argumentos no julgamento, Nel disse que Pistorius não demonstrou remorso pelos tiros que mataram a namorada em 2013. Já para os advogados de Pistorius, ele não teria matado a namorada, modelo e graduada em direito, de forma premeditada.

O atleta foi originalmente condenado por homicídio culposo e condenado a cinco anos de prisão. A pena foi trocada para assassinato pelo SCA em dezembro de 2015 e sua sentença aumentou para seis anos.

Foto: Reuters


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar