Últimas Notícias

Pedro Barros é prata no Campeonato Mundial de Skate Park

Uma semana depois do skate street ter tido a sua principal competição do ano, foi a vez do skate park, a outra modalidade olímpica do esporte, ter o seu mundial. E mais uma vez, com um ótimo resultado para os atletas brasileiros.

Xangai, na China, recebeu a última etapa do Van Park Series, o circuito mundial, e contou com os melhores atletas de acordo com o ranking do circuito somados aos campeões continentais. A etapa, considerada o campeonato mundial anual, contou com os brasileiros Pedro Barros, Murilo Peres, Yndiara Asp e Dora Varella.

O Skate park que é disputado em bowls - as famosas piscinas vazias -, que ainda conta com obstáculos de skate vertical e street em sua estrutura, sendo que no mundial, cada atleta tem o direito de dar quatro voltas na pista, onde, no sistema de best run, o skatista conta apenas a melhor nota. Por ser disputado em pistas abertas, a modalidade fica muito refém do clima em suas competições. E foi justamente isso que aconteceu com o mundial, com um atraso de três horas devido a uma forte chuva.

A final feminina foi disputada primeiro e teve um já esperado domínio americano. A primeira colocação foi para Nora Vasconcellos com 87.07 seguida de Brighton Zeuner, com 86.25. Um detalhe interessante, Brighton tem apenas treze anos e já é uma das melhores atletas do skate mundial. O bronze foi para Kisa Nakamura com 83.52. A japonesa repetiu a colocação do mundial de 2016 e é uma boa esperança de pódio nos Jogos de 2020, que serão disputados em sua casa. Yndiara Asp terminou a final em oitavo lugar com 72.26. Já a jovem Dora Varella, com apenas 15 anos, ficou em décimo lugar, mas não passou das eliminatórias.

No masculino, os olhos dos fãs do esporte se concentravam justamente em dois atletas. Pedro Barros, do Brasil, é um dos maiores astros do skate mundial. Para quem não está familiarizado, trata se de um atleta que possui inclusive uma indicação ao Laureus, o Oscar do esporte, na categoria esportes radicais. Do outro lado, o jovem americano Tom Schaar, um dos poucos que vem conseguindo fazer frente a Pedro nos últimos anos. O que poucos esperavam era uma surpresa vindo da Suécia e em um dia perfeito, conquistar um título mundial.

Oskar Rozenberg Hallberg, de apenas 20 anos, não havia sequer subido no pódio em nenhuma das etapas do circuito mundial no ano, nem mesmo na etapa de Malmö, cidade onde nasceu e cresceu e é a meca do skateboarding sueco. Em um dia muito inspirado, Hallberg fez quatro voltas muito boas e conquistou o título mundial com 94.92, inédito para sua carreira. 

Pedro, campeão das etapas de São Paulo e Vancouver, foi vice campeão se recuperando na última volta, com uma altíssima nota de 93.46. Repetiu a prata do mundial do ano passado, quando ficou atrás de Tom Schaar. Tom, campeão das etapas de Sydney e Hutington Beach (EUA) foi o terceiro colocado com 90.82 e venceu por pouco o compatriota Alex Sorgente, campeão da etapa de Malmö e um dos maiores nomes da modalidade, que foi quarto colocado com 90.58. Murilo Peres, o outro brasileiro, ficou em 15° lugar, parando nas eliminatorias. 

O calendário e a sede do próximo mundial ainda não está definido. O Skate brasileiro termina o ano com três medalhas em mundiais das categorias olímpicas. Pratas de Letícia Bufoni (street feminino) e Pedro Barros (park masculino) e o bronze de Kelvin Hoefler  (street masculino).

Foto: Vans Park Series / Divulgação 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar