Últimas Notícias

Estados Unidos também querem sediar os Jogos de Inverno de 2026

A maior potência olímpica do planeta não quer esperar onze anos para sediar mais uma edição de Jogos Olímpicos. Sede já confirmada da edição de 2028, onde Los Angeles receberá os jogos de verão, os Estados Unidos estão sinalizando a possibilidade de uma candidatura também para a edição de inverno dois anos antes.

A princípio, existem conversas de bastidores para possíveis candidaturas de Denver, capital do estado do Colorado, ou Salt Lake City, capital de Utah, que já hospedou os Jogos em 2002. Quem trás essas informações é a agência de notícias Associeted Press, que ainda informou que as pessoas que revelaram que a corrida pelos Jogos será oficializada não querem seus nomes divulgados pois o foco agora, é Los Angeles 2028. "Salt Lake City adoraria de hospedar os Jogos novamente", disse Fraser Bullock, uma das peças-chave nas realização das Olimpíadas de Salt Lake City de 2002. "Porém o foco agora é em LA, como deveria ser".

Nesta quarta-feira (13), o Comitê Olímpico Internacional concederá os Jogos de Verão de 2024 a Paris e 2028 a Los Angeles, de forma oficial. Ambos estavam correndo em 2024, mas percebendo que havia apenas dois fortes candidatos de primeira linha, o presidente do COI, Thomas Bach, encabeçou uma mudança de regras para aprovar a candidatura dos Jogos 2028 também. Ao mesmo tempo, Bach liderou uma simplificação do processo de licitação para os Jogos de Inverno de 2026, em parte para evitar uma repetição indesejada da eleição para os Jogos de 2022 quando os únicos concorrentes eram da Pequim na China, que saiu vencedora, e Almaty, no Cazaquistão.

"Quanto mais cedo os Jogos Olímpicos de Inverno voltarem para os Estados Unidos, melhor" disse Max Cobb, presidente da Federação de Biatlo dos Estados Unidos. "Em Utah, nós ainda temos instalações fantásticas que podem ser usadas a nível mundial", completou.

Cobb faz referência ao legado olímpico deixado pelos Jogos de 2002, considerado um exemplo, que vai desde a instalações esportivas  que receberam 75 eventos de nível mundial desde então, até a ampliação de estradas e aeroportos usados pra chegar na região. Em contrapartida, aquela edição carrega uma sombra, pois assim como o Rio, sofreu com fraudes e compras de votos para sua eleição.

Denver, uma cidade maior que Salt Lake, é referência por suas montanhas de excelente nível para a prática dos esportes de inverno, no entanto, os gastos seriam maiores e isso preocupa um pouco.

A capital do Colorado é conhecida por ser a única cidade do mundo a desistir de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos após ser eleita. Foi selecionada para receber a edição de inverno de 1976, entretanto, voltou atrás após não ter o apoio da maioria da população local e desistiu de hospedar a competição.

Innsbruck foi quem substituiu Denver na ocasião. A cidade austríaca, que também recebeu a edição de 1964, é a única candidata oficial para sediar os Jogos de 2026, porém, realizará um referendo no próximo dia 15 de outubro para definir se mantém a candidatura para sediar os Jogos de Inverno pela terceira vez ou não.

Calgary, no Canadá, que já sediou a edição de 1988, Lillehamer, na Noruega, sede dos Jogos de 1994 e Sion, na Suíça, que ao contrário das rivais receberia uma edição olímpica pela primeira vez, são as possíveis candidatas, porém sem nada oficial ainda.

Na outra ponta, cidades como Estocolmo (Suécia), Sapporo (Japão), Almaty (Cazaquistão), Barcelona (Espanha) e Auckland (Nova Zelândia), esta última prometendo ser a primeira sede de inverno no Hemisfério Sul, já declaram desistência oficial da corrida olímpica por 2026.

O anúncio da sede olímpica dos Jogos de 2026 acontecerá na centésima trigésima quarta sessão do Comitê Olímpico Internacional, que ocorrerá em 2019, ainda sem data definida, em Milão, na Itália.

Foto: Getty Images

 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar