Últimas Notícias

Era Uma Vez... os III Jogos Olímpicos de Inverno: Lake Placid 1932

Lake Placid 1932

Período - 4 a 13/02/1932
Nações - 17
Atletas - 278
Esportes - 5
Eventos - 14

A pequena vila de Lake Placid, limítrofe ao Canadá, foi o local escolhido para sediar a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Foi a primeira vez (em quatro oportunidades) em que os Estados Unidos sediaram o maior evento multi-esportivo de inverno do mundo. Além de Lake Placid, Bear Mountain, Yosemite Valley, Denver, Minneapolis, Lake Tahoe, Duluth e Montreal (Canadá) tinham a pretensão de sediar a disputa.

Franklin Roosevelt, então governador do Estado de Nova York (aonde se localiza Lake Placid) foi quem deu a partida nos Jogos Olímpicos. Houve uma redução no número de esportes, de 8 para 5: Bobsled, Combinado Nórdico, Hóquei no Gelo, Patinação Artística e Patinação em Velocidade.

Pela primeira vez - provavelmente por sediar a competição, os Estados Unidos terminaram os Jogos Olímpicos de Inverno como líderes no quadro de medalhas: 6 ouros, 4 pratas e 2 bronzes, 12 no total.

FATOS:

- Na época, Lake Placid era uma cidade com uma população inferior a 4000 pessoas. Diante de grandes obstáculos para levantar dinheiro no meio de uma crise financeira, Godfrey Dewey, presidente do Comitê Organizador, doou um terreno pertencente à sua família para a construção da pista de bobsled.

- Pela primeira vez, uma atleta mulher foi porta-bandeira na cerimônia de abertura: Mollie Phillips, atleta da patinação artística teve a honra de carregar a bandeira da Grã Bretanha. Seu país, no entanto, saiu sem medalhas ao final da competição.

- Pela primeira vez também, o hóquei no gelo foi disputado em local coberto. E o Canadá conquistou o tricampeonato da modalidade.

- O norte-americano Hubert Stevens foi o maior medalhista em Lake Placid: 2 ouros e 1 prata no Bobsled. Irving Jaffee e John Shea, também dos Estados Unidos chegaram perto: os patinadores de velocidade faturaram "apenas" 2 ouros.

- Eddie Eagan foi o primeiro atleta a conquistar ouros tanto na Olimpíada de Inverno, quanto na de Verão. Em 1920, na Olimpíada de Antuérpia (Verão), Eagan levou o título dos meio-pesados no boxe. E em Lake Placid, o atleta fez parte da equipe norte-americana de bobsled.

- A corrida de bobsled foi realizada dois dias após as cerimônias de encerramento dos jogos devido a um clima inesperadamente quente na região na semana anterior.

- Sonja Henie conquistou o 2° ouro olímpico da carreira, ao vencer a disputa da patinação artística feminina.


Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
PosiçãoPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1  Estados Unidos64212
2Noruega Noruega34310
3Suécia Suécia123
4Canadá Canadá1157
5Finlândia Finlândia1113
6Áustria Áustria112
7França França11
8Suíça Suíça11
9Alemanha Alemanha22
10Hungria Hungria11
TOTAL14141442
fonte e formatação: Wikipédia


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar