Últimas Notícias

Era Uma Vez... os II Jogos Olímpicos de Inverno: Saint Moritz 1928

Saint Moritz 1928

Período - 11 a 19/02/1924
Nações - 25
Atletas - 464
Esportes - 8
Eventos - 14

Com o sucesso de Chamonix-1924, o Comitê Olímpico Internacional decidiu continuar de vez com a ideia de uma Olimpíada de Inverno. Sem condições de receber os Jogos, a Holanda desistiu de organizar, com isso, a Suíça teve a oportunidade de sediar a competição multi-esportiva na cidade de Saint Moritz.

Saint Moritz era, oficialmente, a 2ª edição dos Jogos Olímpicos, porém, esta era a primeira vez que o nome 'Jogos Olímpicos de Inverno' era utilizado (como vimos semana passada, a edição de 1924 fora denominada de "I Semana Internacional dos Esportes de Inverno). Houve também a fusão com os Jogos Nórdicos - considerado o precursor da Olimpíada de Inverno.

Em Saint Moritz, tivemos a aparição de oito esportes no Programa: Bobsled, Combinado Nórdico, Esqui Cross Country, Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Saltos de Esqui e Skeleton. 25 países estiveram presentes com pelo menos um atleta, 9 desses países eram estreantes, com destaque para a Argentina, a primeira participação sul-americana em Jogos de Inverno. E por pouco, não faturaram medalha no Skeleton: 4° lugar por equipes.

No quadro de medalhas, novamente a Noruega dominou: 6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes, 15 no total. Suécia, Estados Unidos e Finlândia foram os países que chegaram mais perto, mas não o suficiente. Os noruegueses definitivamente, vinham se consolidando como potência dos esportes de inverno.


FATOS:

- A corrida cross country de 50 km ocorreu em condições meteorológicas bem estranhas. No início da competição, a temperatura era 0 °C, e ao final, a temperatura chegou a marcar 25 °C. O sueco Per Erik Hedlund foi o vencedor, com 13 minutos de diferença para os outros esquiadores.

- Clas Thunberg voltou com tudo: os dois ouros conquistados pela Finlândia em St. Moritz foram dele, na patinação de velocidade: nos 500m (empatado com o norueguês Bernt Evensen) e nos 1500m.

- Foi em 1928 que Sonja Henie começou o seu domínio na patinação artística feminina: aos 15 anos de idade, ela conquistou o seu primeiro ouro olímpico. O recorde de Sonja como o atleta mais jovem a faturar ouro em Olimpíadas de Inverno durou 74 anos (mais precisamente, até 2002).

- Com classificação garantida para a fase final após o título em 1924, o time de hóquei do Canadá continuou avassalador: em três jogos, 38 gols marcados, nenhum contra, e o bicampeonato olímpico na modalidade. Novamente, a única medalha conquistada pelos canadenses veio aí.

- Considerado o primeiro esporte deslizante do mundo, o skeleton fez sua estreia no Programa Olímpico. Foi disputado no Cresta Run, a famosa pista de gelo natural, reconstruída a cada inverno desde a década de 1870. É considerada o berço do skeleton. Jennison Heaton foi o primeiro campeão do skeleton nos Jogos.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:

 Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 Noruega Noruega 6 4 5 15
2  Estados Unidos 2 2 2 6
3 Suécia Suécia 2 2 1 5
4 Finlândia Finlândia 2 1 1 4
5 Canadá Canadá 1 1
5 França França 1 1
7 Áustria Áustria 3 1 4
8 Bélgica Bélgica 1 1
8 Grã-Bretanha Grã-Bretanha 1 1
8 Alemanha Alemanha 1 1
8 Suíça Suíça 1 1
8 Tchecoslováquia 1 1
TOTAL 14 12 15 41

fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar