Últimas Notícias

WADA insiste que Rússia deve aceitar relatório que apontou esquema estatal de dopagem no país

Quase dois anos após a revelação de um esquema de doping sistematizado na Rússia, a Agência Mundial Antidopagem (WADA) voltou a falar sobre o caso e a afirmar que os russos devem aceitar e reconhecer a veracidade do relatório da entidade que apontou a existência do esquema. Conhecido como Relatório McLaren (nome do investigador que descobriu o esquema, Richard McLaren), o documento aponta para um grande apoio da agência nacional antidopagem da Rússia (RUSADA) na manipulação de resultados positivos dos atletas nacionais, contando ainda com a colaboração de autoridades do governo russo. Depois de todo esse período, a Rússia segue afirmando que o páis nunca esteve envolvido em esquema algum.

Nos últimos anos a Rússia vem sendo acusada de incentivar e encobrir o doping de seus atletas nas mais variadas modalidades. Casos na natação, atletismo, vôlei, levantamento de peso, lutas, dentre outras modalidades, fizeram o país europeu quase ser excluído totalmente das Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano passado. O COI deixou a cargo de cada federação esportiva a decisão de aceitar ou não os atletas russos em suas modalidades. A maior punição veio da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que excluiu a Rússia de competições internacionais em novembro de 2015. Punição que ainda hoje vigora.

A primeira parte do Relatório McLaren foi divulgado ainda em 2015 e já apontava para a participação da RUSADA na falsificação de testes de doping de seus atletas. A última parte foi revelado em julho do ano passado e trouxe dados assustadores. Entre 2011 e 2015 mais de mil atletas poderiam ter sido envolvidos no esquema, parte considerável tendo seus resultados manipulados. Com a ajuda do laboratório de Moscou e do Ministério dos Esportes, a RUSADA identificava a quem pertencia a urina, selecionando as amostras daqueles atletas que ela queria fraudar. As amostras positivas eram então substituídas por amostras negativas, através da troca de urina.

O auge do programa russo de dopagem ocorreu com foco (durante) nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, realizado no país em 2014. Entretanto, os atletas também foram beneficiados durante a preparação das Olimpíadas de Londres em 2012 e o Campeonato mundial de Atletismo de 2013, realizado em Moscou.

Mesmo com as provas apresentadas pela WADA, as autoridades russas seguem reticentes quanto ao suposto esquema de doping desenvolvido pelo país. “Não ouve um programa estatal e não pode haver um, isso não aconteceu na Rússia. Não vamos admitir algo que não aconteceu”, afirmou o vice-primeiro-ministro do país, Vitaly Mutko.

Logo após as denúncias da segunda parte do relatório divulgado no ano passado, alguns funcionários do Ministério dos Esportes da Rússia renunciaram aos seus cargos, entretanto o governo do país nunca admitiu que eles tivessem qualquer relação ou que fossem responsáveis pelas fraudes apontadas no relatório. Em uma investigação paralela realizada pelos russos através de um comitê local, o ex-diretor do laboratório de Moscou, Grigory Rodchenkov é apontado como o principal responsável pelos casos de doping dos atletas do país. O Comitê de Investigação Russo se concentra em Grigory e o descreve como uma figura imoral e pouco confiável, tendo levado atletas limpos a tomarem drogas para melhorarem seus desempenhos.


A WADA reconhece que as autoridades russas estão trabalhando para que a RUSADA possa novamente ser liberada a realizar testes antidopagem, mas afirma que ainda faltam algumas coisas a serem corrigidas para que isso venha a acontecer. A Rússia espera por uma reunião com a WADA em novembro, que poderia representar a liberação completa da Rússia em todos os esportes. Mas para que isso ocorra, a RUSADA deve ser liberada e reintegrada.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar