Últimas Notícias

Chefe do atletismo russo tentará em Londres derrubar suspensão ao esporte do país

Dmitry Shlyakhtin, chefe do atletismo russo, está a caminho de Londres onde tentará suspender a proibição que impede os seus atletas de participarem de competições internacionais da modalidade. O dirigente se reunirá com membros da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que participam do congresso do esporte, às vésperas do mundial de Londres.

Cerca de um ano antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, um grande escândalo de dopagem em atletas da Rússia abalou as estruturas do atletismo mundial. Com graves indícios de um sistema corrupto, que acobertava um esquema maciço de dopagem dos atletas, e com grande participação da agência antidopagem e do governo do país, a Rússia acabou entrando no foco do Comitê Olímpico Internacional (COI) e também da IAAF, órgão que gere o atletismo mundial. Após a divulgação de um relatório independente por parte da Agência Mundial Antidopagem (WADA), onde afirmava que o doping dos atletas locais era realmente patrocinado pelo governo, a Rússia foi banida de todas as competições do atletismo mundial.

Shlyakhtin, que é presidente da Federação Russa de Atletismo (RUSAF), fará um discurso no congresso na quinta-feira, e tentará provar que as medidas exigidas pela IAAF em relação ao controle de doping no país foram atendidas. A agência antidopagem da Rússia (RUSADA) ainda não é considerada dentro dos padrões exigidos pela WADA, embora já tenha sido liberada a fazer testes sob a supervisão de agentes internacionais e membros da agência antidopagem do Reino Unido (UKAD), após seguirem uma série de recomendações de um corpo técnico de antidoping global.

Embora o espaço tenha sido aberto para a RUSAF fazer seu discurso, o vice primeiro ministro do país europeu diz não acreditar muito que os atletas sejam liberados para competirem. Para Vitaly Mutko, embora 19 atletas tenham sido liberados para competirem como neutros, o país não será liberado pelo Congresso nesse momento. “É claro que gostaríamos de esperar a decisão positiva, mas acredito que já podemos adivinhar o resultado. Embora não seja uma decisão do COI, todos irão aguardar” garantiu.

Tanto a Federação de Atletismo, quanto o Comitê Paralímpico internacional (IPC) ainda consideram a Rússia como não adequada aos padrões exigidos.


Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar