Últimas Notícias

Brasil vence Estados Unidos em amistoso de vôlei masculino disputado em São Paulo

Por Juvenal Dias

Em clima de festa pelo título sul-americano recém conquistado e pelo ginásio do Ibirapuera lotado em pleno dia dos pais, a Seleção masculina de vôlei venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0. A partida disputada na manhã deste domingo foi um amistoso preparatório para a Copa dos Campeões, torneio a ser disputado no Japão entre os dias 12 e 17 de setembro.

O Brasil começou a todo vapor, com a empolgação da torcida, que ajudava fazendo muito barulho. Abriu cinco pontos de vantagem no marcador, graças a ataques velozes, erros do oponente e uma pitada de sorte nos saques. Os brasileiros alternaram momentos de ataque e bloqueios eficientes com outros de aparente desconcentração, cometendo equívocos de dois toques ou toque na rede, ao subir para bloquear. Houve uma aproximação, ficando 20 a 17. Mesmo assim, o time trocou pontos com os norte-americanos até o fim do primeiro set e fechou em 25 a 21 com o erro de saque oposto, em 20 minutos.

A segunda parcial começou com dois erros dos donos da casa, mas que foi revertido logo na sequência com cinco pontos consecutivos, obrigando os adversários a pararem o jogo. Neste intervalo, a dupla campeã mundial de vôlei de praia, Evandro e André, foi homenageada pela CBV, recebendo inclusive o aplauso do público presente. Na volta, o time dos Estados Unidos se acertaram e dificultaram a vida dos brasileiros. Não teve mais folga no placar até os momentos decisivos. Os brasileiros conseguiram fechar a parcial em 26-24, em 28 minutos, devido a um erro de ataque adversário, mas o nível técnico melhorou como um todo com belos ataques dos dois lados.

Da mesma forma que terminou o segundo set, começou o terceiro, com muito equilíbrio. Ninguém abriu mais que dois pontos, mantendo a diferença favorável ao Brasil apertada. A hora de maior respiro foi com um 16 a 13, no qual Lucarelli encaixou um ace na paralela e deu uma folga para a Seleção. Os americanos pediram tempo, mas os brasileiros não perderam o ritmo e seguiram pontuando. Dalí até o final, os times alternaram ataques bem-sucedidos e erros de saque. Um dos grandes lances do jogo foi uma defesa do líbero Thiago Brendle, que se esforçou muito para manter a bola em disputa, depois de um ataque fortíssimo americano, que resultou em ponto para o oponente, mas teve o reconhecimento do esforço. No fim, a intensidade brasileira prevaleceu e o placar foi fechado em 25-21, em 26 minutos.

Depois do jogo, o atacante Wallace falou com nossa reportagem e ressaltou o bom nível do jogo. “É sempre bom jogar com times desse nível, nós sabemos que no Sul-Americano o nível é bem diferente da Liga Mundial e outros campeonatos fora do continente. De qualquer forma, é sempre bom pegar os Estados Unidos, eles não estavam completos, mas já é uma boa preparação para o nosso time. Nós chegamos ontem, ‘avião nas costas’ e jogar de manhã é sempre mais difícil, iriamos fazer o jogo e o que rolasse estaria bom, mas o que mais queríamos era terminar a partida rapidamente”, comentou aliviado. 

Bruninho, levantador, ficou satisfeito com o nível do confronto em si: “Foi importante, lógico que eles estão com algumas peças faltando em relação ao que vão levar para a Copa dos Campeões, mas para nós é importante para manter um bom nível, um bom padrão, uma boa intensidade. Neste momento, nós temos que focar mais em nosso time que no restante e conseguimos perceber isso jogando contra times fortes. Então a equipe está de parabéns hoje pela postura, pela concentração. Vamos para Manaus e ver se conseguimos fazer mais um bom jogo lá. Sempre vimos preparados para o jogo mais difícil possível. Foi um 3 a 0 um pouco enganoso, nós dominamos maior parte dos momentos, mas é um time (Estados Unidos) que é muito perigoso, entra uma sequência de saque como entrou no segundo set e eles encostam. Então dominamos uma parte do jogo, isso mostra que estávamos tranquilos, mas sempre com um pé atrás, os caras são bons, é um time forte, porém soubemos dominar e estar à frente do placar a maior parte do tempo”.

O técnico Renan Dal Zotto também falou para o Surto Olímpico: “Praticamente começou hoje a preparação para a Copa dos Campeões, é um jogo importante, um clássico do voleibol internacional, foi um jogo bastante equilibrado, no qual o Brasil soube fazer a diferença, principalmente no fundamento saque-bloqueio. Os garotos estão de parabéns, pois jogaram o tempo todo concentrados, muito concentrados e presentearam o público que compareceu em massa aqui no Ibirapuera. Enfim, foi um jogo muito interessante e bastante positivo. O jogo foi equilibrado, eles poderiam ter vencido o segundo set, o mais importante e que mostramos consistência a todo tempo. Isso demonstra maturidade, sobretudo a determinação e vontade de jogar com a camisa da Seleção Brasileira. Um dia importante como hoje, os garotos mostraram o quanto eles têm de orgulho de vestir esta camisa e jogar ao máximo sempre que necessário”. O treinador ainda comentou sobre dos jovens valores que entraram no decorrer da partida: “Todos estiveram muito bem, mantiveram um equilíbrio interessante, colocamos garotos mais jovens, como Rodriguinho, Douglas, Renan, e eles não deixam, de jeito nenhum, o nível do jogo cair. Então são jogadores que, em breve, estarão prontos, já vinham sendo trabalhados desde as categorias de base. Quando falamos de voleibol é sempre um trabalho de médio a longo prazo, estamos dando sequência a esta filosofia de trabalho”.

Pelo lado americano, o levantador Micah Christenson falou que sabia do tamanho da pressão que teria neste embate: “Nós temos muito jogadores que ainda estão aprendendo e ganhando experiência, tentando melhorar neste tipo de jogo. Então nós voltaremos, veremos o vídeo, aprenderemos um pouco mais sobre a partida e tentarmos melhorar no próximo jogo”.

Foto: CBV

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar