Últimas Notícias

Troféu Brasil de Atletismo 2017 - Dia 2

Com título dos marchadores olímpicos e hexa de Darlan Romani, foi realizado em São Bernardo do Campo (SP) o segundo dia do Troféu Brasil de Atletismo.

Caio Bonfim e a p Erica Rocha de Sena confirmaram, mais uma vez, o favoritismo e venceram na manhã deste sábado (dia 10) as provas dos 20 km da marcha atlética, disputada em um circuito de 1 km, montado na Avenida Lauro Gomes.

Qualificados para o Mundial, em agosto, eles encerraram a fase de competições preparatórias em alto estilo. Caio conquistou o pentacampeonato, com direito ao recorde do Troféu Brasil, com 1:21:25. O anterior era dele mesmo, com 1:21:36, desde 2012.

Já Erica obteve a sétima vitória consecutiva no torneio ao completar as 20 voltas no circuito em 1:37:34. Ela viaja neste domingo à noite para Cuenca, no Equador, onde mora, para retomar os treinamentos.

"Fiquei muito feliz com o resultado. Pude repetir o índice para o Mundial e quebrar o recorde do Troféu Brasil. O importante foi marchar bem, o que sempre dá confiança", comentou Caio, que em julho fará um Camping de Treinamento de Altitude em Sierra Nevada, na Espanha, visando o Mundial. "O objetivo é chegar bem preparado em Londres", completou.

André confirma boa fase nos 1500m
Thiago André venceu os 1.500 m com 3:45.42m um resultado esperado. "A estratégia era fazer uma prova intermediária, nem muito fraca, nem muito forte. O importante aqui é a colocação, somar pontos para o meu clube", afirmou o atleta, que já está qualificado para o Mundial em agosto, nos 800 m e 1.500 m.

"Esse inicio de temporada está sendo importante, estou mantendo a regularidade. Em 2015 e 2016 tive diversas lesões que me impediram de conseguir bons resultados", concluiu o atleta, que treina com Ricardo DAngelo, e começou no Atletismo em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.

Pouco depois, Jessica Gonzaga, esposa de André, venceu os 800 m, com 2:07.57. "Não foi uma prova forte, senti dores no pé, então meu único objetivo era vencer", disse.

Nos 400 m femininos, Geisa Coutinho ratificou mais uma vez o índice para o Mundial ao completar a prova em 51.97. "É uma prova muito difícil, que exige muito, mas estou contente de ser campeã brasileira mais uma vez. O foco agora é na preparação para Londres", falou Geisa, que venceu pela décima vez o Troféu Brasil.

No masculino, a prova foi disputada quase até a linha de chegada, mas Lucas Carvalho levou a melhor e venceu com 45.84. "A temporada está boa para mim, hoje fiz 45.84 e antes tinha 45.76, os dois melhores tempos da minha carreira", afirmou.

Nos 100 m com barreiras, Fabiana dos Santos confirmou a boa forma e venceu com 13.26. A atleta do Pinheiros disse que sentiu muito frio e que não pode repetir o tempo da semifinal (13.06). "Mas ganhei pontos para o clube", disse.

Darlan é hexa no arremesso do peso
Darlan Romani manteve o seu domínio no arremesso do peso. O atleta venceu a competição pela sexta vez consecutiva, com a marca de 20,56 m, obtida em sua quarta tentativa.

Recordista sul-americano com 21,82 m, resultado estabelecido na semana passada, no Grande Prêmio Brasil, também em São Bernardo, Darlan mostrou-se feliz com a vitória: "Tivemos de diminuir a carga de treinamento depois do GP, e senti um pouco de cansaço. Agora vou me preparar para as próximas competições", prosseguiu o atleta, finalista nos Jogos do Rio 2016.

Darlan compete ainda este mês no Sul-Americano de Assunção, no Paraguai, e nas etapas de Lausanne (Suíça) e de Rabat (Marrocos) da Liga Diamante, em julho. "Estou no caminho certo e espero chegar ao Mundial bem preparado", comentou.

No salto em distância feminino, a catarinense Eliane Martins (Pinheiros) conquistou o ouro, com 6,69 m, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro da prova. "Espero muito defender o Brasil no Sul-Americano, a única competição internacional que me falta", disse a saltadora.

No decatlo, Jefferson de Carvalho Santos e Alex Aparecido Soares deram ao Pinheiros as duas primeiras colocações. Jefferson somou 7.776 pontos, seu melhor resultado pessoal, e ficou em primeiro, enquanto Alex fez 7.520 e terminou em segundo. "Estava com muita esperança de vencer e consegui", comemorou. "Tive muitos problemas com câimbras, mas ninguém faz decatlo se não sentir dores", completou o paulista, que conseguiu o recorde pessoal nos 100 m com barreiras e igualou sua melhor marca no salto em altura.

Jefferson, de 21 anos, líder do Ranking Brasileiro, espera representar o Brasil no Sul-Americano, quando pretende superar a barreira dos 8.000 pontos e tentar o índice de 8.100 pontos para o Mundial de Londres. Ele recebeu o troféu de campeão das mãos do prefeito Orlando Morando, de São Bernardo. Também participaram da premiação o vice-prefeito Marcelo Lima e o Secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon.

"É um orgulho nossa cidade ser sede de uma competição tão importante como o Troféu Brasil. A nossa Arena Olímpica conta com o apoio da Caixa e o nosso município tem entende a importância do esporte", disse o prefeito.

Na última prova do dia, uma surpresa: Altobeli Silva venceu os 3.000 m com obstáculos e alcançou o índice para o Campeonato Mundial de Londres, com melhor marca pessoal e recorde do campeonato.

Altobeli fez 8:26.06 neste sábado (dia 10) e quebrou a marca de Clodoaldo Lopes do Carmo, de 8:27.88, feita em 1992. O antigo recordista é hoje o treinador de Altobeli. Seu melhor resultado na distância era 8:26.30, feito em 2016 na final olímpica nos Jogos do Rio 2016.

"Decidi correr como uma criança, sem me preocupar com mais nada, e o resultado saiu. Assim, quebrei o recorde do Campeonato e fiz índice para o Mundial", disse o corredor.

Foto: CBAt



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar