Últimas Notícias

Duas das quatro medalhas ganhas por Jesse Owens em Berlim 1936 vão à leilão em agosto

Duas das quatro medalhas de ouro conquistadas pela lenda do esporte Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 serão lançadas em agosto, segundo a casa de leilões. Owens venceu os 100m, 200m,  salto em distância e 4x100m. Sua atuação lendária serviu pra desmitificar o ideal de supremacia ariana que o líder da Alemanha nazista Adolf Hitler pregava. O Fuhrer assistiu todos os feitos de Owens no estádio olímpico.

A história destas duas medalhas postas à leilão  é inusitada: Segundo o relatório, Owens usou seus três outras medalhas olímpicas como pagamento para ficar em um hotel em Pittsburgh em meados da década de 1950 e o dono do hotel mais tarde as deu para  um trabalhador manual como pagamento pelo dinheiro previamente emprestado.

"As coisas eram difíceis para ele. Jesse tinha inúmeros negócios que começaram a dar errado. Ele precisava pagar impostos, tinha problemas fiscais. E estava tentando fazer várias coisas para gerar renda para ele e sua família. Como não podia pagar a estadia no hotel, entregou as medalhas como pagamento pelas despesas incorridas - contou Albert ao "Intelligent Collector".

O filho do trabalhador manual, Albert DeVito, disse que seu pai guardava duas das medalhas e devolveu uma ao dono do hotel, seu paradeiro desconhecido. Após o leilão de 2013, DeVito disse,que começou a pensar em leiloar as medalhas.

De acordo com site 'Heritage Auctions', Owens deu uma de suas medalhas de ouro ao artista Bill Robinson e a medalha foi vendida pela família de Robinson em leilão em 2013 por US$ 1,5 milhão, um recorde para qualquer item olímpico posto à leilão em toda história.


foto: AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar