Últimas Notícias

COB reabre Centro de Treinamento da Ginástica Artística

O Centro de Treinamento de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro, foi reaberto pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na última semana. 

Base da preparação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o local é um dos mais bem equipados do mundo e será novamente a casa da ginástica brasileiro rumo a Tóquio 2020. Parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, ao lado do Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, o CT de ginástica é administrado pelo COB. 

O local foi utilizado como área de aquecimento dos atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora, após algumas adequações e melhorias, reabre de forma definitiva para receber os ginastas brasileiros no novo ciclo olímpico.

Logo na primeira semana de funcionamento, o CT de ginástica recebeu a presença ilustre do campeão olímpico Arthur Zanetti, que, ao lado de Francisco Barreto e Lucas Bitencourt, realizava a preparação final antes da viagem para as Copas do Mundo da Croácia e Eslovênia. Zanetti destacou a qualidade do CT e a importância desta instalação para a ginástica brasileira. “É legal porque temos mais um ginásio para todo mundo treinar. A estrutura é excelente e não serve só para um ou dois ginastas ou para uma equipe. Ele serve para o Brasil todo. Isso vai ser muito bom para a ginástica do país”, elogiou o medalhista de ouro em Londres 2012 e prata no Rio 2016. O paulista de 27 anos pretende continuar treinando em seu clube, em São Caetano, sua cidade-natal, e utilizar o CT do Time Brasil para alguns períodos de treinamentos conjuntos com a seleção.

Além da Seleção Brasileira Adulta, o objetivo do COB é abrir o CT para as equipes de categoria de base do país, além de clubes e intercâmbios com delegações internacionais. O planejamento para a utilização do CT está sendo discutida conjuntamente entre o COB e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O novo coordenador técnico das Seleções, Marcos Goto, mantém diálogo constante com a área de Esportes do COB para definir as melhores ações para a modalidade no ciclo olímpico. “Esse centro de treinamento é uma referência para nós. É importantíssimo termos um ginásio desse porte no país, onde podemos treinar o que queremos aqui. Ele tem aparelhagem de primeira linha, espaço e estrutura de primeiro mundo. Isso nos dá tranquilidade para fazermos o trabalho no dia a dia e prepararmos nossa seleção para as competições futuras”, destacou Goto, que continuará atuando como treinador de Arthur Zanetti, mas passará a dar atenção também a outros atletas, inclusive a equipe feminina. “A CBG e o COB me convidaram para esse trabalho e eu vejo como uma oportunidade de fazer uma mudança na ginástica e tentar uma melhoria no resultado do feminino em 2020”, projetou o coordenador técnico.

A alegria das meninas da ginástica também esteve presente no CT Time Brasil na última semana. As finalistas olímpicas Flavia Saraiva e Rebeca Andrade treinaram ao lado da jovem Thais Fidelis, um dos talentos da nova geração da modalidade no país. As três também disputarão as etapas da Copa do Mundo na Europa. Atleta do Flamengo, Flavia Saraiva é uma das mais animadas com a volta do centro de treinamento. “Esse lugar tem uma energia muito boa e estávamos esperando bastante para voltar a treinar aqui. Eu moro no Rio e me sinto muito bem em treinar aqui. O ginásio é maravilhoso, tudo aqui é do jeitinho que a gente gosta. Eu amo treinar aqui”, festejou Flavia, que em 2014 conquistou três medalhas (1 ouro e duas pratas) nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A “Pequena Notável” é dedicada aos treinamentos e já ganhou massa muscular depois do Rio 2016, quando ficou em quinto na trave. “Estamos treinando bastante, fazendo elementos novos, melhorando nossas notas de partida e com um ginásio desse temos chance de melhorar mais e mais. Esse é o melhor ginásio do mundo para mim”, completou Flavia.  

Foto: COB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar