Últimas Notícias

Brasileiro de Atletismo Sub-20 2017 - Dia 1

Valendo vagas para os campeões no Sul-Americano da categoria, que será realizado em Georgetown (GUI), começou nesta sexta-feira (7) o Brasileiro Sub-20 de Atletismo, em São Bernardo do Campo.

Janaina Lima Paula e Wallace Evangelista Caldas  confirmaram o favoritismo e venceram as duas primeiras provas finais, ao vencer as provas dos 3.000 m com obstáculos, disputados em pista molhada, tempo nublado e temperatura de 20º C. Janaina comemorou muito o resultado. Não só pelo bicampeonato, mas principalmente por ter voltado às competições. "Tive uma tendinite no joelho direito e fiquei oito meses afastada. Esta foi minha primeira prova do ano e estava apreensiva, embora já estivesse treinando bem", lembrou a corredora paulistana de 19 anos.

Wallace, líder do ranking brasileiro da prova, correu apenas para vencer, sem se preocupar com o tempo. Afinal, na semana passada, ele obteve o índice para o Campeonato Pan-Americano de Trujillo, no Peru, com 9:03:96. "Corri mais tranquilo porque meu objetivo agora é conseguiu a marca mínima nos 5.000 m para o Pan", disse, referindo-se à prova marcada para a tarde deste sábado (8). Paulista de São Joaquim da Barra, ele treina, aos 18 anos, com Clodoaldo Lopes do Carmo, em Jundiaí (SP).

Derick de Souza Silva e Lorraine Barbosa Martins ganharam as provas dos 100 m. Derick, que já havia batido pela manhã o recorde do campeonato nas eliminatórias, com 10.36 (0.5), e nas semifinais, com 10.35 (0.4), conquistou a medalha de ouro, novamente com 10.35 (1.0). O recorde anterior do torneio era dele mesmo com 10:38 (1.9) e fora estabelecido em 2016.

"Fiquei contente com os resultados, embora a gente sempre espere um pouco mais. Foram meus melhores do ano. Vou esperar agora o fechamento do Ranking Brasileiro no domingo e ver se entro na Seleção que vai ao Mundial de Revezamentos de Bahamas", disse o atleta de 18 anos, medalha de prata no Mundial Sub-18 de Cáli 2015, na Colômbia, e finalista no Mundial Sub-20 2016 da Polônia.

Já Lorraine estava duplamente feliz, Afinal, ainda na categoria sub-18, ela ratificou o índice para o Mundial de Nairóbi, em julho, no Quênia, ao vencer a prova com 11.73 (1.0). A marca exigida é de 11.95. Ela já tem também o tempo mínimo dos 200 m, com 23.80.

A prova do lançamento do martelo também registrou recordes do torneio nas categorias masculina e feminina. Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) venceu com 68,21 m, marca obtida em sua terceira tentativa. O recorde anterior do torneio era de Luís Gustavo Aguiar, com 64,58 m, desde 2015. Alencar já está qualificado para o Pan-Americano de Trujillo, do Peru.

No feminino, Ana Lays Bayer (Corville-SC) ganhou com 59,24 m, melhorando o seu próprio recorde, que era de 55,70 m, desde o ano passado.

Outro recorde do Campeonato foi batido nos 10.000 m, com Daniel Ferreira do Nascimento . Ele correu o tempo todo contra o relógio. Conquistou a medalha de ouro, com 30:07.74. Além de superar o recorde de Antonio Ribeiro Barbosa Filho, de 30:25.89, estabelecido em 2010, Daniel ainda garantiu o índice para o PAN de Trujillo, cuja marca exigida é de 31:30.25.

"Fiz uma prova ritmada e o recorde e o índice eram os meus focos. O meu técnico (Alex Sandro Lopes) não me deixou sair do compasso e consegui o resultado", comemorou o paulista, de 18 anos, o único representante do Brasil no Mundial de Cross Country, disputado em março em Kampala, Uganda. 

Foto: CBAt


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar