Últimas Notícias

Brasil mantém a ponta no Sul-Americano Juvenil de Natação

No penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, nesta sexta-feira, 22/04, a seleção brasileira chegou a expressiva marca de 89 medalhas – 37 ouros, 33 pratas e 19 bronzes. O Brasil segue na liderança da pontuação geral, com 2064 pontos. Na segunda colocação está a Argentina, com 1584.  Dividida em grupos A (de até 15 anos) e B (16 a 18 anos) o ultimo dia será neste sábado, 22/04.

Nos 50m costas, prova em que na seleção absoluta, o Brasil tem a atual bicampeã mundial, em piscina curta, Etiene Medeiros, foi a vez de Camila Lopes, fã da atleta mais experiente, escrever mais uma página da natação feminina nesta prova. Camila venceu a prova, com 29s77 e registrou o novo recorde de campeonato. O tempo antigo (29s94) também era de Camila, feito nas eliminatórias da manhã. Victoria Izidro conquistou o terceiro lugar, com 30s34. Entre as brasileiras, na segunda colocação, ficou a argentina, Sofia Fernandez, 30s26.

- Gostei bastante da prova. Me senti muito bem nadando, consegui controlar bem a frequência e saber a hora certa de colocar “mais perna”. Este foi um dos melhores tempo neste ano e, levando em consideração que ainda não esta em polimento, por causa do Maria Lenk, foi bom. Me inspiro bastante na Etiene, ela é um grande exemplo pra mim. Não só pela superação dela, mas por tudo que ela fez pela natação do Brasil – comentou Camila Lopes, de 17 anos.

Logo na segunda prova da noite, Murilo Sartori não só conquistou mais uma medalha para o Brasil, como ainda registrou novo recorde de campeonato, nos 100m livre, juvenil A. A prata ficou com o também brasileiro Wander Lucas, com 53s76. Completou o pódio Miguel Pineda, da Venezuela,  com 54s13.

- Essa prova foi bem legal, consegui encaixar bem a estratégia e saiu como eu queria. Fiquei muito feliz que essa vitória veio com o recorde. Espero que venham outros, mas o primeiro a gente nunca esquece, e esta foi meu primeiro. Essa competição toda é uma coisa nova pra mim, estar fora do Brasil, com uma rotina diferente. Mas eu estou gostando bastante e quero estar aqui mais vezes – comentou Murilo Sartori.

Com o segundo lugar dos 100m livre, Wander Lucas também garantiu mais um lugar no pódio para o Brasil. Ainda nesta noite Wander e Murilo fizeram parte do quarteto campeão dos 4x200m livre. 

Não é só no primeiro lugar que está a vitória de cada nadador. Lincoln Cunha, minutos antes de compor o revezamento campeão, dos 4x200m livre, do juvenil A, nadou a prova forte dos 400m medley e ficou na terceira colocação, fazendo o melhor tempo da carreira, dois segundos menos que sua melhor marca anterior.

- A competição hoje foi cansativa, ainda mais nadar o “revê” depois dos 400. Mas ganhar o ouro aqui foi bom demais, não tenho palavras. Hoje melhorei dois segundo no meu tempo dos 400 medley e foi muito bom. Nos últimos meses venho treinando o nado costas e isso me ajudou bastante. Essa experiência é ótima. Imaginava que seria bom, mas está sendo melhor que pensei  - Linclon Cunha.

Nas ultimas provas da noite, os revezamentos 4x200m livre, o Brasil garantiu mais quatro títulos. Quem vão dar os detalhes são os nadadores de cada uma delas.

Sofia Rondel, do Juvenil A: O revezamento é muito mais emocionante do que nada no individual. Eu nadei os 200m livre, mas a energia maior foi aqui. A prova estava bem disputada, mas conseguimos abrir bastante e vencer. A competição está sendo muito boa para mim, até agora conquistei cinco medalhas. Estou curtindo bastante.

Wander Lucas, juvenil A:  A primeira prova foi boa, quase o meu melhor, mas como não estou descansado, entendo que fui bem. No “revê” deu uma pesada no final, mas conseguimos o ouro e então foi bom.

João Paulo de Andrade - Juvenil B - que abriu o rezamento da equipe:  Consegui abrir com um tempo razoável, mesmo cansado e foi uma vitória importante. Estou ainda em processo de treinando para o Maria Lenk, então esses resultados que estou conseguindo, pesado, estão bastante satisfatórios.

Foto: CBDA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar