Últimas Notícias

Robô de última geração vai atuar com o Esquadrão Antibomba nos Jogos de 2016

Foto: Governo do Rio
Os atletas, turistas e moradores do Rio de Janeiro terão um aliado tecnológico na área de segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em agosto e setembro. O Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, vai contar com um robô antibomba de última geração.

Chamado de iRobot, o equipamento norte-americano foi doado ao Governo do Rio, em 2013, pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania. O robô de pequeno porte esteve à disposição da polícia judiciária fluminense durante a Copa do Mundo.

"O iRobot é um equipamento articulado com uma câmera acoplada na ponta e recursos tecnológicos para escanear o suposto artefato explosivo, removê-lo do local ou desativá-lo com um canhão de ruptor, uma ferramenta que dispara um tiro de água. Assim reduzimos os riscos durante a operação e garantimos mais segurança para o técnico de explosivos e a população durante o desarme do artefato", afirmou o inspetor de Polícia Civil e técnico de explosivos da Core, Helison Brito.

Na semana passada, a Core participou de uma simulação de ataque terrorista a bomba na plataforma da Rodoviária Novo Rio. A operação teve o apoio do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e da concessionária Novo Rio.

"Em atividades como essa, criamos um contexto adaptado à realidade brasileira, confeccionamos um artefato sem explosivo e seguimos o procedimento padrão: isolamento da área; articulação com outras forças estaduais e nacionais quando necessário; e escolha de equipamentos como roupa antibombas, raios-X ou o próprio iRobot de acordo com a complexidade para garantir a segurança da ação", disse Brito.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar