Últimas Notícias

Mikhail Gorbachev escreve carta para Vladimir Putin se opondo ao banimento russo dos Jogos Rio 2016

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev escreveu uma carta para o presidente russo Vladimir Putin afirmando que é inaceitável que todos os atletas da Rússia sejam punidos com a exclusão de toda a delegação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por causa das acusações de doping com apoio institucional no país. 

"Estou preocupado e profundamente perturbado com a possibilidade de os inocentes serem punidos juntos com os verdadeiros culpados", dizia a carta. "Para mim, o princípio da punição coletiva é inaceitável", completava.

Depois da carta, o presidente Putin anunciou que o ideal para a situação é formar uma nova Comissão Anti Doping no país até para sinalizar ao mundo que a Rússia se preocupa com o assunto. Apesar de não mencionar a acusação de que o Ministério dos Esportes Russo teria ajudado os atletas em casos de doping, o presidente disse que o estado russo sempre foi rígido em programas anti doping.

Ele acrescentou que essa Comissão seria independente e que até por isso, iria contar com médicos russos e estrangeiros para evitar qualquer tipo de dúvidas. O presidente não deu um prazo para que a Comissão comece a funcionar.

"Essa Comissão deve ser dirigida por uma pessoa com uma reputação absolutamente irrepreensível, que tenha a confiança e o respeito da família olímpica", disse Putin. "Há uma pessoa no nosso país e ele é Vitaly Georgievich Smirnov", completou

Smirnov tem 81 anos de idade e é conhecido por ter sido ministro dos Esportes Adjuntos ainda na época da União Soviética. Ele foi um dos organizadores dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, capital da Rússia.

O candidato do presidente já até deu entrevistas nas tvs russas comentando a decisão do Comitê Olímpico Internacional. " Tudo isso que aconteceu (os escândalos de doping), foi uma série de mal entendidos", disse ele. "A nova Comissão tem como objetivo erradicar o uso de substâncias para melhorar o desempenho dos nossos esportistas", completou.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar