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Simulado de acessibilidade testa preparação do Aeroporto do Galeão para os Jogos de 2016

Foto: RIOGaleão

O terceiro simulado de acessibilidade para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi realizado na terça-feira (14). Com o objetivo de assegurar a preparação do aeroporto para os dias de embarque e desembarque de atletas com deficiência, o teste reuniu 23 voluntários cegos e em cadeiras de rodas. Estiveram presentes representantes de entidades como o Comitê Rio 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e o Ministério da Justiça e Cidadania, além de integrantes de diversas companhias aéreas e da concessionária do aeroporto.

O evento possibilitou medir, mais uma vez, o tempo de embarque e desembarque dos passageiros desde o check-in até a entrada e saída da aeronave. Para a simulação, foram utilizadas ilhas de check-in e uma aeronave da companhia Air France, e integrantes de diversas companhias aéreas ajudaram nos trâmites entre a entrada no saguão e o embarque no avião, bem como no desembarque e saída. Os voluntários em cadeiras de rodas fazem parte dos grupos Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) e do Instituto Grupo Eficiente, entidades voltadas ao estudo e desenvolvimento de pessoas com deficiências.

“Quando começamos a realizar esses testes, em junho do ano passado, tínhamos um desafio muito maior pela frente. Hoje, podemos perceber que todos já estão cada dia mais familiarizados com os procedimentos, o que nos garante que os atletas que embarcarem ou desembarcarem no Galeão terão um atendimento à altura do que eles esperam e precisam”, afirma Herlichy Bastos, diretor de operações da concessionária RIOgaleão.

Investimento
O investimento total nos projetos de acessibilidade do RIOgaleão é de R$ 5,5 milhões. Até as Olimpíadas, o aeroporto contará com mais elevadores com corrimãos, rampas de acesso, novas pontes de embarque climatizadas, pisos táteis de alerta nas rampas, nos elevadores e pelos terminais, assim como placas de braile, textos em relevo, pictogramas e avisos sonoros, dentre outras intervenções para atender aos quesitos de acessibilidade.

O Galeão conta, ainda, com equipes capacitadas para se comunicar e atender passageiros com necessidades especiais, incluindo comunicação em Libras, dois ambulifts, sendo um adquirido com o investimento de R$ 500 mil pela concessionária para auxiliar no transporte de passageiros com limitações motoras no embarque e desembarque das aeronaves, além de cadeiras de rodas oferecidas gratuitamente.

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