Foto: RIOGaleão |
O terceiro simulado de acessibilidade para os Jogos Paralímpicos Rio
2016 no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi realizado na
terça-feira (14). Com o objetivo de assegurar a preparação do
aeroporto para os dias de embarque e desembarque de atletas com
deficiência, o teste reuniu 23 voluntários cegos e em cadeiras de rodas.
Estiveram presentes representantes de entidades como o Comitê Rio 2016,
a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Secretaria de Aviação
Civil (SAC) e o Ministério da Justiça e Cidadania, além de integrantes
de diversas companhias aéreas e da concessionária do aeroporto.
O evento possibilitou medir, mais uma vez, o tempo de embarque e
desembarque dos passageiros desde o check-in até a entrada e saída da
aeronave. Para a simulação, foram utilizadas ilhas de check-in e uma
aeronave da companhia Air France, e integrantes de diversas companhias
aéreas ajudaram nos trâmites entre a entrada no saguão e o embarque no
avião, bem como no desembarque e saída. Os voluntários em cadeiras de
rodas fazem parte dos grupos Associação Niteroiense dos Deficientes
Físicos (Andef) e do Instituto Grupo Eficiente, entidades voltadas ao
estudo e desenvolvimento de pessoas com deficiências.
“Quando começamos a realizar esses testes, em junho do ano passado,
tínhamos um desafio muito maior pela frente. Hoje, podemos perceber que
todos já estão cada dia mais familiarizados com os procedimentos, o que
nos garante que os atletas que embarcarem ou desembarcarem no Galeão
terão um atendimento à altura do que eles esperam e precisam”, afirma
Herlichy Bastos, diretor de operações da concessionária RIOgaleão.
Investimento
O investimento total nos projetos de acessibilidade do RIOgaleão é de
R$ 5,5 milhões. Até as Olimpíadas, o aeroporto contará com mais
elevadores com corrimãos, rampas de acesso, novas pontes de embarque
climatizadas, pisos táteis de alerta nas rampas, nos elevadores e pelos
terminais, assim como placas de braile, textos em relevo, pictogramas e
avisos sonoros, dentre outras intervenções para atender aos quesitos de
acessibilidade.
O Galeão conta, ainda, com equipes capacitadas para se comunicar e
atender passageiros com necessidades especiais, incluindo comunicação em
Libras, dois ambulifts, sendo um adquirido com o investimento de R$ 500
mil pela concessionária para auxiliar no transporte de passageiros com
limitações motoras no embarque e desembarque das aeronaves, além de
cadeiras de rodas oferecidas gratuitamente.
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