Com informações de Nelson Ayres (Fato&Ação Comunicação) – Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos
Começou nesta quinta-feira (15), o Campeonato Brasileiro de levantamento de pesos 2025. O evento acontece no Centro Universitário da Unifemm, em Sete Lagoas-MG, e teve em seu primeiro dia o campeão mundial do arranco, Thiago Félix, melhorando suas marcas e Emily Rosa atingindo o índice para disputar o mundial da modalidade, na Noruega. A competição recomeça hoje às 10h e vai até domingo (18).
Com as atenções voltadas para Thiago Félix, campeão mundial do arranco no Bahrein, na categoria até 55kg, a disputa da categoria 60kg viu Thiago Félix conquistar mais um Campeonato Brasileiro da modalidade, fato que acontece desde 2021. Sua meta era subir as cargas, na nova categoria. Como as categorias em disputa são as novas aprovadas pela Federação Internacional, todas as cargas foram recordes nacionais.
Pois Thiago realmente conseguiu. No arranco, ele subiu dois quilos em relação ao Mundial, mas ficou dois abaixo de seu próprio recorde: levantou 123kg. No arremesso, sua maior diferença. Na terceira tentativa, alçou 158kg, superando em sete quilos seu próprio recorde. No total, somou 281kg, 12kg acima do máximo que já conseguiu fazer. Mário Marinho, do Rio de Janeiro, ficou em segundo, com 197kg, suportados no total, e João Roberto da Silva, do Maranhão, ficou com o bronze, com 185kg.
Outra pesista que brilhou neste primeiro dia de Brasileiro foi Emily Rosa. Dona de diversas medalhas internacionais, Emily Rosa entrou com um objetivo bem definido na prova para atletas até 48kg: garantir sua presença no Campeonato Mundial da Noruega. E conseguiu e ainda mostrou que pode ir além do pesos suportado em Sete Lagoas.
No arranco, suportou 78kg, mas poderia ter ido além, caso não tivesse desperdiçado uma oportunidade, na segunda tentativa. No arremesso, a meta era fazer 100kg, um acima do índice estabelecido pela Confederação para ida ao evento internacional, alcançado na segunda tentativa. O título brasileiro também estava garantido e ela nem precisou subir na plataforma pela terceira vez. A medalha de prata na prova ficou com Natália Lopes, do Rio de Janeiro, com 120kg no total.
O dia também foi de novos campeões. Foram os casos do catarinense Eduardo Júnior e da carioca Bruna Girardi. Júnior venceu a prova para atletas até 60kg, com carga total de 262kg, sendo 120kg no arranco e 142kg no arremesso. Wagner Santos, carioca de apenas 15 anos, ficou com a prata, levantando o total de 212kg. O gaúcho Giovanni de Carvalho ficou em terceiro, com 211kg.
Bruna venceu o Brasileiro pela primeira vez, na categoria até 53kg. Levantou 71kg no arranco e 98kg no arremesso, totalizando 169kg. Namorada da atleta olímpica Laura Amaro, representante do Brasil nos Jogos de Paris, ela dedicou o título à companheira, que também a auxilia nos treinos. Júlia Satyro ficou em segundo lugar, com 163kg, e Micaella Vinhas ficou em terceiro, com 145kg.
Representante do Distrito Federal, Lucas Arnaldo dominou a prova da categoria até 71kg masculino. Ele fez um total de 283kg, subindo 129 no arranco e 154kg no arremesso, este último ainda na primeira tentativa. Caso tivesse conseguido aproveitar as duas tentativas restantes, poderia sonhar com o índice para o Campeonato Sul-Americano, de 295kg. Matheus Tavares, do Rio de Janeiro, foi o medalhista de prata, com 267kg, e Erick Wendel foi o terceiro colocado, com um total de 265kg.
A competição continua nesta sexta-feira em Sete Lagoas com quatro categorias em disputa. O evento segue até domingo (18), no Centro Universitário da Unifemm, em Sete Lagoas-MG, que recebe pela terceira vez o torneio. O canal da CBLP transmite ao vivo (https://www.youtube.com/@cblpoficial). Veja os principais destaques do dia:
Confira abaixo a programação desta SEXTA-FEIRA (16):
10h – Categoria até 58kg feminino
13h – Categoria até 79kg masculino
15h – Categoria até 63kg feminino
17h – Categoria até 88kg masculino – grupo B
0 تعليقات