![]() |
Foto: Liliane Menezes |
O Brasil estreia nesta quarta-feira (30) no Campeonato Mundial de Levantamento de Pesos Sub-20 e Sub-17. A competição será disputada no complexo da Videna, em Lima, no Peru, palco dos Jogos Pan-Americanos de 2019 e que deverá ser novamente utilizado no Pan de 2027. O time brasileiro tem ótimas perspectivas no torneio.
O grupo brasileiro tem seis mulheres e três homens. O número é recorde na história da modalidade no país, na categoria sub-20, com três atletas a mais do que na última temporada. E pelo menos dois dos nove nomes do Brasil despontam com grandes possibilidades em Lima: Isanelly Cristina e Matheus Pessanha. “Os dois são favoritos a conquistar medalhas, claramente”, avalia o técnico da Seleção, Dragos Stanica.
Isanelly é a primeira brasileira a entrar na plataforma e a que aparece com mais chances de medalha de ouro, na categoria até 40kg feminino. A carioca, que vai completar 15 anos em outubro, tem o maior peso de entrada, com 140kg. No Mundial Sub-17 do ano passado, ela conquistou os títulos no arranco, arremesso e total da categoria.
Matheus vem credenciado pelas três medalhas conquistadas no Mundial Sub-20 do ano passado, sendo duas pratas e um bronze, além de ter batido um recorde mundial no arremesso, que foi superado logo depois, na própria competição. Ele aparece entre os três favoritos ao pódio na categoria até 102kg masculino.
Pela primeira vez em um Mundial, a petropolitana Julia Satyro pode ser considerada uma ótima aposta. Ela tem o maior peso de entrada na categoria até 49kg, com 181kg. Sua prova é uma das mais equilibradas do Mundial Sub-20, com pelo menos cinco favoritas ao pódio. Outra estreante, a baiana Emily Kuster tem chances de pódio na categoria até 55kg. Embora dispute o grupo B, a divisão foi feita considerando atletas do sub-17 e sub-20. Ela tem um dos maiores pesos de entrada do sub-17, sua faixa etária, com 185kg.
“É um campeonato muito atípico, nunca tivemos antes um Mundial reunindo os atletas sub-17 e sub-20. O evento será um pouco mais complicado, devido a essa grandiosidade. Vamos tentar garantir nossas medalhas e mostrar a qualidade dos nossos atletas e o progresso do levantamento de pesos do Brasil”, analisou Stanica.
0 تعليقات