![]() |
Foto: CBJ |
A Seleção Brasileira de Judô retornará aos tatames do Circuito Mundial IJF a partir desta sexta-feira (07), no Grand Prix da Áustria. Após campanha com três quintos lugares no Grand Slam de Tashkent, no último fim de semana, a equipe composta por 13 atletas vai em busca de novas medalhas na temporada 2025, em competição que pretende reunir quase 420 judocas de 52 países.
Sediado na cidade de Linz, o Grand Prix da Áustria é uma etapa relativamente nova no Circuito Mundial, indo para sua terceira edição neste ano. Logo na estreia, em 2023, o Brasil conquistou uma medalha de ouro com Leonardo Gonçalves (-100kg) e duas de bronze com Marcelo Fronckowiak (-90kg) e Giovanna Santos (+78kg). Já em 2024, o país terminou a competição como líder do quadro geral de medalhas, com os ouros de Larissa Pimenta (52kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Beatriz Souza (+78kg), e com o bronze de Rafael Buzacarini (100kg).
Neste ano, o time brasileiro na Áustria terá uma mistura de jovens atletas da nova geração e nomes mais experientes, mas que buscam se consolidar em novas categorias de peso.
No feminino, a equipe será composta por Clarice Ribeiro (48kg), Bianca Reis (57kg), Nauana Silva (63kg), Rafaela Silva (63kg) e Dandara Camilo (78kg). Já no naipe masculino, contará com Michel Augusto (60kg), Ronald Lima (66kg), Vinicius Ardina (73kg), Luan Almeida (81kg), Gabriel Falcão (81kg), Marcelo Fronckowiak (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (+100kg).
Alguns destes atletas, inclusive, como Ronald, Vinicius, Luan, Marcelo, Rafael e Nuana, já puderam sentir o clima austríaco neste ano, no tradicional treinamento de campo de Mittersill, que aconteceu em janeiro, e reuniu grandes estrelas e potências do judô mundial.
Os primeiros confrontos dos brasileiros em Linz
Nesta quinta-feira (06), o sorteio das chaves definiu o caminho dos atletas na competição.
No primeiro dia de disputas, Clarice Ribeiro (48kg) estreia contra a húngara Rebeka Rita Koszegi, e Bianca Reis (57kg) encara a holandesa Shannon Van De Meeberg. Já no masculino, Michel Augusto (60kg) aguarda o vencedor de Talgat Orynbassar (KAZ) x David Gauch (SUI), e Ronald Lima (66kg) enfrenta o luso-brasileiro Rodrigo Lopes.
No sábado (08), segundo dia de competição, Rafaela Silva (63kg) tem pela frente a japonesa So Morichika, e Nauana Silva (63kg) a dinamarquesa Helene Christensen. Enquanto isso, no masculino, Vinicius Ardina (73kg) enfrenta o francês Eliot Preve; Luan Almeida (81kg) o também francês Arnaud Aregba; e Gabriel Falcão (81kg) o malaio Amir Majeed.
No domingo (09), último dia de disputas, Dandara Camilo (78kg) aguarda o resultado de Lorena Perkovic (CRO) x Claudia Sperotti (ITA); Marcelo Fronckowiak (90kg) pega o vencedor de Jarne Duyck (BEL) x Boris Georgiev (BUL); Leonardo Gonçalves (100kg) também aguarda adversário de Riku Hirami (JPN) x Ivan Rozga (CRO); e Rafael Buzacarini (+100kg), em primeira competição internacional no peso pesado, encara Giannis Antoniou, do Chipre.
0 Comentários