Foto:Fabrice Coffrini/AP Photo |
O impacto das mudanças climáticas no calendário esportivo global será uma questão prioritária para Sebastian Coe se ele vencer a eleição presidencial do COI, disse o ex-corredor na sexta-feira
"Se eu for bem-sucedido na próxima semana, isso é muito alto na minha bandeja", disse Coe a repórteres em uma teleconferência online antes da votação na Grécia na próxima quinta-feira, onde ele é um dos sete candidatos para suceder o presidente do COI, Thomas Bach.
Coe disse que estava "em plena quadra" com os 400 atletas olímpicos que na sexta-feira pediram aos candidatos do COI que tratassem a mudança climática como uma prioridade.
"Para mim, há uma necessidade inconfundível de ter uma revisão realmente sensata de como é o calendário global", disse o duas vezes medalhista de ouro olímpico, que lidera o atletismo mundial.
Há um amplo consenso entre os candidatos à liderança do órgão olímpico para ser mais flexível no agendamento de futuros Jogos de Verão e outros eventos internacionais, continuando a promover políticas ambientais sustentáveis.
As próximas Olimpíadas de Verão serão em julho de 2028 em Los Angeles, que foi devastada por incêndios florestais mortais em janeiro, embora as instalações olímpicas tenham sido poupadas.
"A realidade é que nossos oceanos a cada semana estão ficando mais quentes, o clima está ficando mais quente", disse Coe. "Crises provocadas pelo homem - sejam incêndios, inundações, o que quer que seja - estão causando grandes interrupções."
Todos os Jogos de Verão de 2004 em Atenas até 2032 em Brisbane, Austrália, foram programados para julho e agosto, que é o horário principal para as emissoras, incluindo a NBC nos Estados Unidos.
A World Athletics já viu como o calor pode afetar os atletas, em seu campeonato mundial de 2019 em Doha, Catar, realizado no final de setembro e em agosto de 2023 em Budapeste, Hungria.
As maratonas nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021, foram transferidas para Sapporo para evitar o tipo de calor extremo que foi experimentado no Catar, mesmo quando as corridas foram realizadas por volta da meia-noite.
"Não se trata apenas do Golfo ou da África, está em toda parte", disse Coe, que já citou o calor severo em Los Angeles nos Jogos de Verão de 1984, onde manteve seu título de 1.500 metros.
Questionado na sexta-feira se os atletas e oficiais das Olimpíadas seriam ouvidos, Coe disse: "Não tenho certeza se alguma de nossas vozes está sendo ouvida neste momento".
Coe, um ex-membro eleito do parlamento britânico, sugeriu que "tem havido muitos retrocessos" por parte dos governos em todo o mundo na tentativa de cumprir metas para retardar os efeitos das mudanças climáticas.
Os Jogos de Verão de 2036 - que a Comcast, controladora da NBC, assinou para quinta-feira como parte de um acordo de US $ 3 bilhões com o COI - provavelmente poderiam ser realizados fora de julho e agosto.
O anfitrião de 2036 não foi selecionado, embora os países onde as autoridades olímpicas estão em negociações iniciais com o COI incluam Catar, Hungria e Índia.
0 تعليقات