![]() |
Foto: Miha Matavz/FIS |
A tcheca campeã olímpica no esqui alpino e snowboard Ester Ledecka quer mudança de data de provas para buscar nova dobradinha em Milão-Cortina d'Ampezzo 2026.
Com o atual calendário, a tcheca simplesmente não consegue fazer as duas provas. Então ela pode ter uma grande decisão a tomar em 8 de fevereiro de 2026 — disputar o downhill feminino nos Jogos de Milão Cortina ou tentar uma terceira vitória no slalom gigante paralelo do snowboard.
A menos, é claro, que seus esforços de lobby compensem. Ledecka disse que está passando pelo comitê olímpico de seu país para entrar em contato e ver se um dos eventos pode ser trocado.
"É como se alguém tivesse destruído seu sonho", disse Ledecka, de 29 anos. "Então, por favor, mudem isso. Por favor, por favor, por favor. É meu maior sonho fazer os dois. Posso criar um grande show para as pessoas."
Ledecka é uma rara atleta a fazer os dois esportes de inverno em um nível tão vencedor de medalhas de ouro.
Há quase sete anos, Ledecka foi uma vencedora surpresa no super-G do esqui alpino nos Jogos de PyeongChang — do número 26, nada menos. Uma semana depois, ela conquistou o ouro no slalom gigante paralelo do snowboard.
Nos Jogos de Inverno de Pequim de 2022, ela defendeu sua coroa no no slalom gigante paralelo do snowboard, mas ficou em quinto no super-G, 27º no downhill e quarto no combinado do esqui alpino.
Alterar um cronograma olímpico não seria inédito. Antes dos Jogos do Rio de Janeiro de 2016, o Comitê Olímpico Internacional e o órgão regulador do atletismo atenderam a um pedido de Allyson Felix para tentar uma dobradinha de 200m-400m. Ela perdeu a equipe dos EUA nos 200m por uma posição nas eliminatórias e ganhou a prata olímpica nos 400m.
Em 1996, o cronograma foi alterado para que o velocista americano Michael Johnson pudesse correr nos 200m e 400m nos Jogos de Atlanta. Ele ganhou ouro em ambos.
"Eu apreciaria", disse Ledecka, que começou a esquiar aos 2 anos e a praticar snowboard três anos depois. "Eles estão lutando (por isso) agora."
A programação atual tem o slalom gigante paralelo de snowboard realizando uma rodada classificatória em 8 de fevereiro em Livigno, Itália. A final está marcada para o mesmo dia. Enquanto isso, o downhill feminino está marcado para acontecer em Cortina no mesmo dia.
0 تعليقات