Últimas Notícias

Copa América tem local definido e será critério de classificação para a primeira Copa do Mundo de futsal feminino

 
Divulgação/LNF

A tradição do futsal feminino brasileiro não é segredo para ninguém. Primeiras do ranking, atuais campeãs da Copa América e hexa campeãs do Mundial “não-oficial”, as jogadoras brasileiras brilham no futebol de salão desde o início do século.

O time brasileiro se consolidou ao longo dos anos como uma potência da modalidade, com sete títulos da Copa América e seis títulos do Torneio Mundial de Futsal Feminino, em que ganhou todas as edições. Criado em 2010 e disputado até 2015, o torneio foi uma alternativa que as confederações nacionais de futsal no mundo todo encontraram de disputar o torneio, organizando-se entre si.

Em 2015, a Fifa assumiu o futebol de salão, antes cuidado apenas pelas confederações de Futsal e desde então tem sofrido pressões das jogadoras para a formação de um campeonato mundial. Foi criado, inclusive, a Associação de Jogadores e Jogadoras de Futebol de Salão (AJFSF) pelas brasileiras. Entretanto, apenas neste ano de 2024 a Federação Internacional de Futebol atendeu aos pedidos das jogadoras e das confederações para promover a disputa.

Em setembro deste ano, foi anunciada a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal, com sede nas Filipinas. Serão três equipes da América do Sul e duas da América do Norte, quatro times europeus, um da Oceania, três da Ásia e duas equipes africanas, além do país sede. No caso da América do Sul, a classificação para o campeonato se dará através do primeiro, segundo e terceiro lugar da Copa América, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e sediada em São Paulo.

Foi decidido na última terça-feira (3) que o campeonato será em Sorocaba, na Arena “Eurydes Bertoni Junior” (Arena Sorocaba), com capacidade de 4,3 mil torcedores. A competição já tem data: dia 22 a 30 de março de 2025.

São 10 seleções participantes divididas em dois grupos de cinco e o Brasil integra o grupo A com Venezuela, Paraguai, Bolívia e Equador. Já o grupo B é composto pela atual vice-campeã Argentina; Colômbia, Uruguai, Chile e Peru. O formato da Copa será com uma única rodada de partidas durante a fase de grupos e os dois melhores de cada avançam para as semifinais.

Como atual campeão da Copa América (2023) e líder do ranking mundial, o Brasil é favorito não somente para o bicampeonato mas também para a disputa do pódio da Copa do Mundo. Com jogadoras referência no mundo todo, como a Amandinha, o país impõe respeito nas outras equipes e tem tudo para concretizar o seu favoritismo no primeiro torneio internacional oficial.

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar