Últimas Notícias

Alemães dominam a etapa de Sigulda da Copa do Mundo de Bobsled 2024-25

Johannes Lochner e Jörn Wenzel venceram no two-man
Johannes Lochner e Jörn Wenzel venceram no two-man / Foto: IBSF / Divulgação 


Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024, em Sigulda, na Letônia, foi realizada a segunda das oito etapas da Copa do Mundo de Bobsled 2024-25. A conclusão do campeonato se dará em Lillehammer, na Noruega nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025. Houve competições no monobob, no two-woman e duas etapas do two-man. Não houve four-man. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral.

No monobob (individual feminino), depois de uma primeira descida muito acirrada onde as primeiras quatro atletas estavam separadas por apenas quatro centésimos, a alemã Lisa Buckwitz com o tempo total de 1:46.89 levou a medalha de ouro com uma direção muito correta na segunda descida. A prata ficou com sua compatriota Laura Nolte por nove centésimos e o bronze com a australiana Breeana Walker (+0.26).

Na classificação geral Lisa e Laura estão empatadas em primeiro com 435 pontos e em terceiro temos um empate triplo com Breeana, a alemã Kim Kalicki e a romena Andreea Grecu possuindo 384 pontos cada.

Na primeira etapa do two-man (duplas masculinas) nós pudemos entender por que Sigulda é tão odiado pelos pilotos. Com um traçado estreito e sinuoso durante a prova houve um total de cinco tombamentos, incluindo dois do alemão Ammour, recordista da pista, terceiro na etapa anterior e um dos que eram favoritos à medalha nesta prova. Mas uma coisa não muda independente do circuito: o domínio alemão. Com 1:38.68, os alemães Friedrich/Wulff levaram o ouro por três décimos de diferença para seus compatriotas Lochner/Fleischhauer. Os austríacos Treichl/Stepan ficaram com o bronze nove décimos atrás dos líderes.

No two-woman (duplas femininas) não houve tombamentos, mas houve dobradinha alemã. Com 1:48.59 as alemãs Nolte/Kluwig venceram a etapa numa prova que estava visivelmente mais lenta do que o normal, sobretudo na primeira descida. A título de comparação a primeira descida das germânicas ficaria a mais de quatro segundos do recorde da pista. A prata ficou com as também alemãs Kalicki/Schuten por onze centésimos e o bronze com as estadunidenses Love/Jones por seis décimos.

Na classificação geral Laura Nolte lidera com 450 pontos (o trenó leva o nome do piloto, que não pode ser mudado, o segundo ocupante, chamado de breakwoman, pode ser diferente) seguido de Kim Kalicki com 410 e de Lisa Buckwitz com oito pontos a menos. Todas são alemãs.

Na segunda etapa realizada em Sigulda do two-man, até o presidente da Letônia estava presente na torcida. Ele não deu muita sorte para seus representantes, Kalenda/Bebriss, que foram apenas os 12º entre dezoito trenós. O alemão Adam Ammour novamente tombou seu trenó, assim como o chinês Kaizhi Sun. Deixando de lado os resultados ruins, os vencedores foram os alemães Lochner/Wenzel com o tempo de 1:39.24, dois décimos melhor do que os britânicos Hall/Lawrence e três que os também alemães Friedrich/Schuller. Outro resultado digno de nota foi obtido por Vain/Prevost, representantes do pequeno Principado de Mônaco, segunda menor nação soberana do mundo. Os monegascos ficaram em quarto, sete décimos atrás dos vencedores desta etapa. 

Com três etapas já realizadas, a liderança geral é de Francesco Friedrich com 650 pontos, cinco a mais do que seu compatriota e vencedor da última etapa Johannes Lochner. Brad Hall completa o top-3 com 594 pontos.

A próxima etapa será em Winterberg, na Alemanha, entre os dias 04 e 05 de janeiro de 2025.

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar