Últimas Notícias

Países Baixos recusam participação de três atletas do golfe em Paris-2024

Joost Luiten em ação durante o 151 Open Championship. Foto: Phil Noble/Reuters

O Comitê Olímpico dos Países Baixos (NOC*NSF) tomou uma decisão que pegou o mundo do golfe de surpresa. Mesmo com índice, três golfistas estão impedidos de participar de Paris-2024 por não cumprirem um requisito controverso. Para receber apoio na disputa dos Jogos Olímpicos, os atletas precisam ter chances reais de terminar no top-8, que, de acordo com o NOC*NSF, não é o caso de Demi Weber, Darius van Driel e Joost Luiten.

Os três cumprem os requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI), que é figurar na lista dos 59 melhores atletas por gênero. O comitê neerlandês, entretanto, definiu que seus atletas precisam estar entre os 27 melhores. No ranking masculino, Joost Luiten é o 40º colocado e Darius van Driel é 50º. No feminino, Demi Weber ocupa a 58ª posição. Os Países Baixos terão apenas uma representante no golfe. Anne van Dam, de 29 anos, é a única que cumpre os requisitos.

O comunicado da Federação Neerlandesa de Golfe diz que “após uma análise minuciosa dos resultados do golfe, fica claro que os requisitos do COI não oferecem perspectivas suficientes para atletas ficarem entre os oito melhores”. Quem termina entre o quarto e o oitavo lugar ganha o “Diploma Olímpico”, premiação do comitê nacional.

Nas redes sociais, Luiten lamentou a decisão e disse que terminou no top-10 em 20% das competições em 2023. O atleta van Driel também criticou a decisão. “A NOC*NSF não tem a menor ideia sobre golfe e é uma vergonha o que estamos sofrendo. Não iremos [aos Jogos Olímpicos] por razões políticas. A Federação Neerlandesa errou ao concordar com os requisitos absurdos”.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar