Últimas Notícias

Brasil é notificado pela Federação Internacional de Basquete por resultados suspeitos na Liga Nacional


O Brasil recebeu uma notificação da Federação Internacional de Basquete devido a resultados suspeitos na Liga Nacional de Basquete (Foto: LNB)
O Brasil recebeu uma notificação da Federação Internacional de Basquete devido a resultados suspeitos na Liga Nacional de Basquete (Foto: LNB)

Na quinta-feira (2), o jornal O Globo, através do blog do Ancelmo Gois, divulgou que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) notificou a Liga Nacional de Basquete (LNB) sobre possíveis irregularidades nos resultados do campeonato por ela organizado.

A principal questão no assunto está relacionada ao fato de que as competições conduzidas pela LNB perderam o aval da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). De acordo com investigações conduzidas pelo blog do Ancelmo Gois, os jogadores implicados na denúncia sequer estão devidamente cadastrados no sistema federativo.

A matéria também menciona que um dos atletas envolvidos é estrangeiro e precisava de um visto de trabalho para permanecer no Brasil. No entanto, antes mesmo do início das investigações sobre o caso, ele transferiu-se para o México. Além disso, há indicações de que a CBB encaminhará o assunto para a Polícia Federal e o Ministério Público.

Por que a NBB não é reconhecida pela CBB?

Em junho de 2023, a CBB decidiu retirar a chancela da LNB. Com essa medida, o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato masculino do país organizado pela liga, perdeu sua condição de torneio nacional oficial.

Essa decisão implica que, mesmo com a continuação das atividades da liga e a organização de competições, o NBB já não detém mais o status de torneio oficial reconhecido pela confederação. Dessa forma, o campeonato não é mais considerado classificatório para eventos internacionais, como a BCLA, Sul-Americano, Copa Intercontinental e Mundial de Clubes.

A determinação foi formalizada por meio de um ofício, que recebeu a ratificação tanto da Assembleia Geral quanto do Conselho de Administração da CBB.

"Informamos que não são mais competições oficiais do sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como NBB ou LDB", diz a nota.

CBA versus NBB

O campeonato de basquete organizado pela CBB é o CBA (Campeonato Brasileiro Adulto). Com nove times em busca do anel de campeão, o torneio de 2024 começou no dia 15 de março. Estão na disputa: Cruzeiro, Basket Osasco, Consigaz/Praia Clube, Vitória, Blumenau, Liga Sorocabana, Basquete Tatuí, Brusque e Basquete Santos.

O NBB foi criado pela LNB em 2008, mesmo ano de nascimento da Liga. O campeonato se baseia na ideia NBA (National Basketball League, campeonato nacional de basquete estadunidense), uma liga independente, gerida pelos próprios clubes. A temporada atual começou em 13 de outubro de 2023 contando com a participação de 19 equipes: Bauru, Botafogo, Brasília Basquete, Caxias do Sul, Cerrado, Corinthians, FlaBasquete, Fortaleza Basquete Cearense, Franca, Minas, Mogi das Cruzes, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, São José, São Paulo, União Corinthians, UniFacisa, Vasco da Gama.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar